Aguarde. Carregando informações.
CESMAC ONLINE

Para acessar a área do aluno, utilize sua matrícula e senha nos campos abaixo e clique em acessar.

Esqueceu a senha? Clique aqui.

Programa Semente de Iniciação Científica recebe novos pesquisadores

Evento contou com palestra sobre Ética e Pesquisa.

O Cesmac realizou, na manhã de hoje, 14, a abertura da  Vigência 2017/2018 do Programa Semente de Iniciação Cientifica (PSIC) Graduação. O evento recebeu pesquisadores, que já estão desenvolvendo estudos desde de agosto deste ano e seguem até julho de 2018.
As pesquisas envolvem quase todas a áreas do conhecimento, tendo destaque para o maior número de projetos aprovados nos cursos de Direito e Medicina.
 A atividade contou com a presença do vice-reitor do Cesmac professor doutor Douglas Apratto Tenório, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação professora doutora Cláudia Medeiros, a coordenadora do PSIC professora doutora Kristiana Mousinho, o coordenador de Pesquisa Institucional professor doutor Jessé Marques.
A professora doutora e pesquisadora Camila Beder realizou uma palestra envolvendo ética e pesquisa. Em seguida, a professora Mousinho repassou informes importantes e também falou sobre a participação do Cesmac na 69º Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no mês de julho, em Belo Horizonte – MG.
O evento contou ainda com a participação dos pesquisadores que fizeram parte da comissão que representou o Cesmac na SBPC. Barbara Lessa – Odontologia, Roberta Estevan – Farmácia e professora Erika Prado – Fisioterapia. Além disso, também estavam os estudantes Artur Cordeiro e Eduardo Guilherme e o professor Mozart Melo, todos do Núcleo de Robótica do Cesmac.
PSIC
O Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC) foi implantado em 2004 com o objetivo de estimular o desenvolvimento da iniciação científica na instituição e formar jovens pesquisadores. A iniciativa tem parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (PIBIC/CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), além do Banco Santander.
Com o avanço das pesquisas nasceu também o PSIC Voluntário, que é destinado ao desenvolvimento da pesquisa científica, sem concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação regularmente matriculados no Cesmac.
Para vigência 2017/2018 foram submetidos 215 projetos de iniciação científica, com aprovação de 97 projetos de pesquisa, ficando a seguinte distribuição:  15 pela Fapeal, 15 pelo Banco Santander, 50 pelo PSIC e 04 em PCT (Projetos de Ciências de Tecnologia).