Mediação de conflitos no âmbito do Poder Judiciário é tema de estudo no curso de Direito do CESMAC

Projeto tem como objetivo estudar a mediação como instrumento de gestão de conflitos e avaliar o desempenho no andamento de um processo judicial diante de um tribunal estatal

11/09/2020 às 17h17

O projeto tem como objetivo estudar a Mediação como instrumento de gestão de conflitos no âmbito do Poder Judiciário, desempenhada no andamento de um processo judicial diante de um tribunal estatal. A pesquisa intitulado: “A Mediação como Instrumento de Gestão de Conflitos no Âmbito do Poder Judiciário: um estudo comparado entre o ordenamento jurídico brasileiro e o português”, tem a orientação da Profa. Sônia Maria Albuquerque Soares e coorientação da Profa. Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro.

A pesquisa, aprovada no edital do Programa Semente de Iniciação Científica – PSIC, selecionada com bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – FAPEAL, vai realizar um estudo comparado da experiência brasileira e portuguesa quanto à Mediação de Conflitos, observando a cultura distinta de cada ordenamento jurídico. Desse modo, serão observadas diferentes perspectivas dos princípios gerais aplicáveis ao processo de mediação, expondo, também, aspectos de direito interno, em particular os encontrados, sobretudo, na legislação desses dois países.

Segundo a aluna bolsista Cynthia Rocha Rijo Martins, “a Iniciação Científica é uma oportunidade de conhecer novos horizontes e um deles é a ampliação do conhecimento, que só pode ser alcançado com a pesquisa, além do embasamento e aprimoramento para, no futuro, ingressar em um Mestrado. E esta oportunidade está sendo proporcionada pelo CESMAC, que tanto tem se preocupado com a carreira acadêmica dos seus discentes, instituindo vários programas, entre eles, o Programa de Iniciação Científica (PSIC), dentro da Instituição.”
Além da acadêmica Cynthia Rocha Rijo Martins, o estudo também conta com a participação das voluntárias Alajose Medeiros de Melo Caballero, Carolina Salomão Pita e Anna Carolyne Sobral Lyra.