NIT e Professores do CESMAC participam de Workshop de Redação de Patentes

A iniciativa integra a Rede NIT Alagoas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece este mês

04/10/2019 às 11h48

O Workshop de Redação de Patentes se configura com uma ação real de ciência, tecnologia e inovação. A atividade integra a programação prévia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 e foi uma ação do Núcleo de Inovação e Tecnologia – NIT/CESMAC, em parceria com outras instituições como a Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Ordem dos Advogados do Brasil –  OAB/AL, entre outras instituições.
A programação aconteceu nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, incluindo temas como: Revisão de fundamentos sobre patentes e sua implicação no processo de redação e tramitação; Guias e Diretrizes para redação e análise de patentes; Erros comuns em redação e tramitação de patentes; além de Estratégias de redação de descrições de invenções, reivindicações e relatórios descritivos.
O conteúdo também contou com exercícios guiados sobre Identificação e endereçamento de problemas técnicos, Construção de quadros reivindicatórios e Elaboração de relatórios descritivos. Teve ainda o repasse de informações sobre: Busca e análise de patentes, Fontes de Informação gratuitas e comerciais, Ferramentas e técnicas de busca e análise (introdução), Oficina prática “online” com uso do sistema Questel Orbit e Tempo extra para busca e leitura de patentes de interesse pelos participantes (individualmente).
A atividade foi ministrada pelo Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica Henry Suzuki. O convidado é ainda Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR); Agente da Propriedade Industrial; Especialista em bases de dados, técnicas patentárias e científicas; Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Agente do Questel Orbit no Brasil. Titular da Cadeira nº 2 da Academia Nacional de Farmácia e também Empreendedor, Inventor e Cocriador da Rede Mentores do Brasil.

De acordo com o coordenador do NIT/CESMAC, Prof. João Geraldo, “o objetivo foi difundir a prática de como redigir uma patente com eficiência, clareza e objetividade, afim de que possa ser avaliada pelo órgão federal, que é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Esse processo possibilidade mais rapidez e confiança para o pesquisador”.  
A equipe do CESMAC contou também com a participação da coordenadora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde, Profa. Dra. Sonia Ferreira; o Professor Fernando Pedroza - Design de Projetos do Núcleo de Robótica, e ainda outros docentes de graduações da Instituição como: Erika Prado, Alessandro Sarmento, Udson Souza, Wagram e Jadielma.

 
SNCT 2019
“Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável” é o tema da décima sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2019, que acontece entre os dias 21 e 27 deste mês em todo o País. A motivação para essa escolha baseia-se, dentre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela Bioeconomia e na relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Exatamente por sua transversalidade, a Bioeconomia possui relação direta com ao menos 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Centro Universitário CESMAC integra a programação da SNCT 2019 em Alagoas. A Instituição é representada no Comitê Gestor do evento pelos professores João Geraldo, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) e Fernando Wagner, coordenador de Pesquisa Institucional e integrante da Coordenação Geral de Pós-Graduação (CGPG). Acesse http://snct.mctic.gov.br/semanact/opencms/index.html e saiba mais detalhes sobre o evento.