CESMAC realiza Aula Inaugural dos Programas de Doutorado Interinstitucionais

Ambos os cursos alcançam elevada qualidade na avaliação da CAPES

20/09/2018 às 14h26

Hoje pela manhã, 20, foi realizado no Complexo Acadêmico de Inovação Pedagógica – Sala Invertida I, a Aula Magna dos Programas de Doutorado Interinstitucionais (DINTERES), em parcerias com a Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC) e Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que estavam presentes ao evento por videoconferência.
O Programa de Doutorado Interinstitucional em letras acordado entre PUC Minas e o CESMAC possui a linha da pesquisa na área de linguagem e enunciação: interações e práticas discursivas e tem a coordenação na IES, da Profa. Dra. Edileine Vieira Machado e na Instituição Mineira, a Profa. Dra. Sandra Maria Silva Cavalcante. Já o Doutorado Interinstitucional em Parceria com Mackenzie irá explorar 3 linhas de pesquisa: Estudos do Desenvolvimento e seus Transtornos nas áreas Clínica, Cognitiva, Comportamental e Epidemiológica, Neurociências do Desenvolvimento e Políticas de Atendimento em Educação, Psicologia e Saúde e tem a coordenação no CESMAC, da Profa. Dra. Evanisa Helena Brum e na UPM, a Profa. Dra. Silvana Maria Blascovi. Ambos os cursos têm a modalidade stricto sensu e alcançam elevada qualidade na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Durante o evento que marcou a primeira aula dos programas, o Reitor João Rodrigues Sampaio Filho e o Vice-Reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, destacaram a importância de uma parceria sólida com as instituições envolvidas e que programas voltados para a educação e formação de professores são prioridade para o CESMAC.
Representando a PUC Minas, os presentes foram agraciados com as palavras do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Sérgio de Morais Hanriot e da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, Prof. Dra. Juliana Alves Assis. Pela Mackenzie, tivemos o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Paulo Batista Lopes e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento na Instituição, Prof. Dr. Luis Renato Carreiro.
Em um segundo momento, a aula magna foi ministrada pelo Economista, professor da Universidade Federal de Alagoas e Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Prof. Dr. Fábio Guedes Gomes. Após a palestra, os doutorandos seguiram para outras salas invertidas com seus respectivos coordenadores para esclarecimentos sobre a ementa e conteúdo dos cursos. Também foi feito neste momento, uma apresentação da equipe de professores das instituições parceiras que participaram por videoconferência.
A Pró-Reitora Geral,  Dra. Claudia Cristina Silva Medeiros, o Pró-Reitor de Gestão e Planejamento, João Rodrigues Sampaio Neto, o Conselheiro da Fejal, Dr. Orlando Rocha Filho e o Ouvidor Geral da IES, Prof. Paulo Lima, também estiveram presentes ao evento.