CESMAC realiza Aula Inaugural dos Programas de Doutorado Interinstitucionais

Ambos os cursos alcançam elevada qualidade na avaliação da CAPES

Hoje pela manhã, 20, foi realizado no Complexo Acadêmico de Inovação Pedagógica – Sala Invertida I, a Aula Magna dos Programas de Doutorado Interinstitucionais (DINTERES), em parcerias com a Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC) e Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que estavam presentes ao evento por videoconferência.
O Programa de Doutorado Interinstitucional em letras acordado entre PUC Minas e o CESMAC possui a linha da pesquisa na área de linguagem e enunciação: interações e práticas discursivas e tem a coordenação na IES, da Profa. Dra. Edileine Vieira Machado e na Instituição Mineira, a Profa. Dra. Sandra Maria Silva Cavalcante. Já o Doutorado Interinstitucional em Parceria com Mackenzie irá explorar 3 linhas de pesquisa: Estudos do Desenvolvimento e seus Transtornos nas áreas Clínica, Cognitiva, Comportamental e Epidemiológica, Neurociências do Desenvolvimento e Políticas de Atendimento em Educação, Psicologia e Saúde e tem a coordenação no CESMAC, da Profa. Dra. Evanisa Helena Brum e na UPM, a Profa. Dra. Silvana Maria Blascovi. Ambos os cursos têm a modalidade stricto sensu e alcançam elevada qualidade na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Durante o evento que marcou a primeira aula dos programas, o Reitor João Rodrigues Sampaio Filho e o Vice-Reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, destacaram a importância de uma parceria sólida com as instituições envolvidas e que programas voltados para a educação e formação de professores são prioridade para o CESMAC.
Representando a PUC Minas, os presentes foram agraciados com as palavras do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Sérgio de Morais Hanriot e da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, Prof. Dra. Juliana Alves Assis. Pela Mackenzie, tivemos o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Paulo Batista Lopes e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento na Instituição, Prof. Dr. Luis Renato Carreiro.
Em um segundo momento, a aula magna foi ministrada pelo Economista, professor da Universidade Federal de Alagoas e Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Prof. Dr. Fábio Guedes Gomes. Após a palestra, os doutorandos seguiram para outras salas invertidas com seus respectivos coordenadores para esclarecimentos sobre a ementa e conteúdo dos cursos. Também foi feito neste momento, uma apresentação da equipe de professores das instituições parceiras que participaram por videoconferência.
A Pró-Reitora Geral,  Dra. Claudia Cristina Silva Medeiros, o Pró-Reitor de Gestão e Planejamento, João Rodrigues Sampaio Neto, o Conselheiro da Fejal, Dr. Orlando Rocha Filho e o Ouvidor Geral da IES, Prof. Paulo Lima, também estiveram presentes ao evento.