Cesmac realiza lançamento do curso de Gastronomia

Evento homenageou os Chef’s Yeda Rocha e André Generoso.

11/10/2016 às 20h51

A solenidade aconteceu no auditório João Sampaio, Campus I – Professor Eduardo Almeida. O local recebeu vários Chef’s de destaque na gastronomia alagoana.
O evento, que lançou oficialmente o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, contou com a presença do vice-reitor professor doutor Douglas Apratto Tenório, do pró-reitor acadêmico professor doutor Mauro Martins, da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação professora doutora Cláudia Medeiros, de todos os coordenadores de cursos e convidados.
Também marcaram presença os jornalistas Nide Lins e Ênio Lins, o presidente do Tribunal de Contas Otávio Lessa e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Thiago Falcão Farias.
O lançamento também contou com homenagem para a Chef Yeda Rocha Cavalcante Jucá – representando as Irmãs Rocha: Bartyra, Maria e Jacy (in memoriam). A homenageada foi acompanhada da sobrinha Tatalia. A experiência na culinária gerou a publicação de livros como: Delícias da Cozinha Alagoana e Doçuras do Mundo Todo.
Outro homenageado foi o Chef André Generoso, famoso pelo restaurante Divina Gula, que faz parte do selecionado quadro das casas estreladas pelo guia Quatro Rodas, tendo colecionado 24 estrelas consecutivas. O conhecimento adquirido, somado com a vivência conquistada na cozinha fizeram do Chef um dos profissionais mais respeitados em Alagoas.
A homenagem veio em forma de uma bela peça artesanal de São Benedito – protetor dos cozinheiros. A arte foi feita pelo Mestre Arlindo, natural de Pernambuco e talentoso alagoano de coração, que mora no Estado há 40 anos e aprendeu sozinho a transformar madeira, barro e pedra em arte. Reconhecido pelo seu trabalho com palitos de fósforo, as peças do artesão já foram destaque na abertura da novela “Da Cor do Pecado, da TV Globo.
Ao final foi servido um coquetel com cardápio destacando a culinária alagoana, servido pelo Buffet Andrea Britto.
A Graduação
O curso é coordenado pela professora Mariana Bernardes, formada em Gestão Empresarial e Gastronomia pelo Complexo Educacional FMU – São Paulo e Especialista em cozinha italiana pela União Europeia e Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No Cesmac o curso conta com uma matriz curricular inovadora, passando pela culinária brasileira e internacional com estudos integrados da gastronomia. A estrutura física conta com laboratório moderno, oferecendo 12 Praças para a prática dos estudantes. A graduação é de dois anos no período noturno.
A gastronomia é uma das profissões que mais ganhou status e espaço no Brasil nos últimos anos. O profissional desta área tem responsabilidades que vão muito além do modismo, mais do que criar pratos com bela apresentação, o bacharel lida com temas como: segurança alimentar, gerenciamento de funcionários e das finanças de um restaurante, compreensão da história dos alimentos e seu contexto, entre outros.