Pesquisa do curso de Direito CESMAC analisa impactos tecnológicos e pandemia da COVID 19 para Advocacia

Estudo é orientado pelo Prof. Sérgio Coutinho e tem a coorientação do Prof. Eduardo Henrique Costa

17/09/2020 às 16h32

A pesquisa intitulada: “Impactos Tecnológicos e na Perspectiva sobre Tendências Profissionais da Pandemia de COVID 19 para a Advocacia”, está sendo desenvolvida no curso de Direito do Centro Universitário CESMAC e tem a orientação do Prof. Sérgio Coutinho dos Santos, com coorientação do Prof. Eduardo Henrique Costa.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) impôs mudanças e adaptou a rotina dos tribunais e da advocacia a fim de garantir a manutenção da atividade jurisdicional, apresentando benefícios e problemas com o uso massivo da tecnologia.
Nesse sentido, a pesquisa visa identificar padrões na mudança cultural vivenciada por advogadas e advogados no estado de Alagoas desde a pandemia, ao investigar tendências de mudança permanente na prática advocatícia, novas rotinas constituídas nos tribunais e a relevância do Home Office nas novas rotinas jurídicas.
A pesquisa, aprovada no edital do Programa Semente de Iniciação Científica – PSIC, selecionada com bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – FAPEAL, destaca ainda que o impacto da tecnologia sobre as atividades jurídicas integra o cotidiano dos profissionais desde o advento da lei nº 11.419/06 (lei do processo eletrônico). O estudo está sendo desenvolvido pela acadêmica bolsista do curso de Direito Itamara Barros de Albuquerque, e ainda com a participação das graduandas Larissa da Silva Santos e Maria Eduarda Falcão.