Pesquisa do curso de Medicina do CESMAC analisa síndrome da visão do computador

Estudo quer mapear o agravamento de astenopias em estudantes de instituições de ensino superior de Alagoas submetidos a atividade remotas durante a pandemia da COVID-19

17/11/2020 às 15h09

A Pesquisa intitulada: “Aulas remotas e síndrome da visão do computador: uma nova e potencial via de agravo na saúde visual de estudantes”, quer analisar a relação das aulas remotas e a síndrome da visão do computado - Computer Vision Syndrome (CVS), condição que acomete diversos profissionais e estudantes que utilizam as ferramentas digitais para estudo, trabalho e pesquisa. A iniciativa é do curso de Medicina do Centro Universitário CESMAC e tem a coordenação dos professores Dra. Kelly Andrade e Dr. Nicolaas Gosse.
O objetivo é mapear a síndrome e o agravamento de astenopias em estudantes de instituições de ensino superior de Alagoas submetidos a atividade em aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa que ainda definir possíveis associações entre a prática de atividades remotas, uso de computadores (ou aparelhos similares), alterações primárias da visão, alterações secundárias à ametropias de base e mudanças posturais.

Além disso, a inciativa pretende verificar o agravamento de astenopias devido ao uso prolongado e/ ou inadequado de dispositivos eletrônicos para execução de atividades acadêmicas; analisar o tempo de exposição a dispositivos eletrônicos e as consequências para visão; elucidar a síndrome da visão de computador no contexto do isolamento social determinado pela pandemia da COVID-19 e ainda analisar as variáveis que determinam graus diferentes de alterações oftalmológicas e posturais nos estudantes.
Os principais sintomas da síndrome são dores de cabeça, visão embaçada, dores no pescoço, cansaço visual, secura nos olhos, episódios de visão dupla e dificuldade em focar para longe ao tirar os olhos da tela do computador, Tais sintomas podem ser agravados por condições impróprias de iluminação, como excesso ou insuficiência de luz e posição inadequada ao usar o computador (ergonomia pobre).

De acordo com o médico Oftalmologista Dr. Nicolaas Stefan Gosse Vale, coordenador do estudo, “a pesquisa sobre a síndrome da visão de computador, “CVS - Computer Vision Syndrome”, entre os estudantes é de extrema importância não apenas para investigar os efeitos do uso prolongando do computador durante a pandemia de covid-19, no qual todos os alunos são obrigados a passar horas  a fio atrás de uma tela de computador devido às aulas online, mas também tem um grande valor para triar outras patologias oftalmológicas, já que o que a pesquisa investiga as principais queixas oftalmológicas e também dá seguimento ao tratamento dessas patologias pelo ambulatório de oftalmologia do CESMAC.
A equipe é composta pelos pesquisadores: David Balbino Pascoal, Aline Buarque de Gusmão Barbosa, Alexandre José Paixão e Mendes, Bianca Regina Rosendo Lima e Gabriel Antonio Wanderley Cavalcante. A pesquisa acontece inteiramente no formato on-line, por meio da plataforma do Google Forms®️ e toda análise de dados será realizada no Campus I do Cesmac, durante os meses de agosto de 2020 a agosto de 2021.
O estudo de campo tem caráter quantitativo, analítico, observacional e transversal, pautado na aplicação de questionário semiestruturado on-line. Acesse Link para responder ao questionário e participar da pesquisa: https://forms.gle/7kJudut3G8Bto1es8