Praça Sustentável utiliza energia solar e eólica em mais um projeto do Núcleo de Robótica do CESMAC

Estrutura pode fazer o carregamento de até 18 celulares de uma só vez

18/06/2019 às 13h28

A Praça Sustentável foi instalada na entrada do Campus II – Dr. Alberto Antunes, onde funcionam os cursos das ciências exatas do Centro Universitário CESMAC. A iniciativa é mais um projeto do Núcleo de Robótica da Instituição e utiliza energia renovável como a solar e a eólica. O equipamento foi criado para participação no Simpósio Internacional das Engenharias, Arquitetura e Sistemas de Informação, ocorrido no final do último mês de maio.
A ideia é reforçar a questão da sustentabilidade por meio dos recursos naturais para contribuir com a preservação do meio ambiente. O sistema possibilita iluminação do ambiente com a utilização da energia solar e ainda pode fazer o carregamento de até 18 celulares de uma só vez.
O projeto segue a linha ambiental e de energia renovável, também conhecida como energia limpa. Nesse sentido, toda a praça é autossustentável, utilizando esses recursos da natureza. De acordo com o Prof. Mozart Melo, coordenador do Núcleo de Robótica, “a proposta tem uma ligação direta com a questão ambiental, com a reutilização dessa energia”, afirmou.
O docente explicou ainda, que “além de trabalhar as questões do meio ambiente, a praça também é um importante instrumento de aprendizado, onde os alunos do curso de Engenharia Elétrica vão poder desenvolver outros estudos a partir da estrutura”.
A ideia é ainda integrar a área de exatas em estudos nessa linha, que além de chamar a atenção dos professores, acadêmicos e pessoas que circulam no ambiente, também tem conceito de inovação e tecnologia, reforçando o que preconiza as metodologias ativas do Ministério da Educação.