Reforma da previdência é debatida em seminário do curso de Direito

Evento contou mais de 1200 inscrições de estudantes do CESMAC e de outras instituições de ensino

11/10/2019 às 15h28

A coordenação do curso de Direito do Centro Universitário CESMAC, com o apoio da coordenação geral de Extensão, realizou nesta quinta-feira, 10, no Auditório João Sampaio, o Seminário Avançado em Estudos do Direito.
O encontro teve como debate principal a reforma da previdência, suas principais regras e como ela irá afetar a vida dos cidadãos brasileiros.
Para falar sobre a reforma do ponto de vista do Ministério Público, o palestrante convidado foi o procurador de justiça, mestre em educação e docente da IES, Dr. Lean Antônio Ferreira de Araújo.
O professor e procurador do Ministério Público de Contas, Dr. Ricardo Schneider Rodrigues, trouxe a visão e a perspectiva do Tribunal de Contas do Estado em relação a reforma. Além de professor da Instituição, Ricardo é egresso do Doutorado Interinstitucional em Direito do CESMAC em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).
Encerrando as atividades do turno da tarde, o professor doutor Fernando Sérgio Tenório de Amorim, destrinchou todos os detalhes sobre o mestrado acadêmico do curso que em breve será lançado pela Instituição. Além disso, sorteou livros entre os participantes.

Na parte da noite, o palestrante convidado foi o pós-doutor em direito civil e livre-docente da USP, Leonardo Estevam de Assis Zanini. O professor atua como juiz federal no Tribunal Regional Federal da 1ª Região e possui vasta experiência na área previdenciária. Leonardo debateu sobre os desafios e as perspectivas na implantação do projeto da Previdência.
O Vice-Reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, prestigiou todo o evento e comentou sobre o papel da universidade sobre assuntos públicos como a reforma da previdência.
“Analisar os temas de forma técnica nos ajuda a entender problema em um contexto geral. A academia vive da racionalidade científica”, afirmou o professor Douglas.
O Seminário Avançado de Estudos em Direito contou com mais de 1200 inscrições de alunos do CESMAC e de outras instituições de ensino, sendo transmitido simultaneamente nas salas 1, 3 e 4 do Complexo de Inovações Pedagógicas – Salas Invertidas. Além das palestras no auditório, os alunos apresentaram trabalhos em formatos de banners nos corredores do Campus I.