Serviço Social promove debate sobre o educador Paulo Freire

Roda de conversa reuniu corpo docente e discente de vários períodos do curso

01/10/2019 às 12h26

acadêmica, sendo instrumento para a construção e aprofundamento do conhecimento. O debate em questão foi a roda de conversa sobre a "Educação Popular e a Atualidade de Paulo Freire" e aconteceu na noite desta segunda-feira, 30, no auditório do Íris II, Campus III da Instituição.
No último dia 19 de setembro, Paulo Freire completaria 98 anos e o curso de Serviço Social se propôs a realizar uma roda de conversa sobre o seu pensamento e a atualidade.
"Trata-se de um autor que marcou a história da educação com o método humanizador. Nesse sentido, o evento de hoje pretende entender um pouco da biografia de Paulo Freire como educador e a importância para os grupos sociais. O método frereano foi reconhecido em toda a América Latina pela sua educação transformadora", afirmou a coordenadora do curso de Serviço Social, Profa. Marília Gabrielle dos Santos. A docente ressalta ainda que a intenção é se criar uma cultura de leitura e reflexão sobre a temática.
Uma das convidadas como facilitadora da roda de conversa foi a estudante do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Maria Inês Marcelino de Aráujo. Ela possui vasta experiência em educação popular freireana, tema abordado na roda de conversa. Os outros convidados foram a mestra e docente do CESMAC, Quitéria Maria Ferreira da Silva e o professor da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca e mestre em educação, Luciano Henrique Amorim.
O Fórum Permanente de Debates realiza atividades com o propósito de discutir os frutos, as possibilidades e desafios que se colocam ante a articulação entre Pesquisa, Extensão e Ensino, em Serviço Social, e sua indissociabilidade.