VIII Gincana do curso de Fisioterapia aborda o movimento humano em busca da função e a agenda ONU 2030 - objetivos de desenvolvimento sustentável

20/05/2019 às 16h04

Terminou na última sexta-feira, a VIII Gincana e Workshop do curso de Fisioterapia. O auditório João Sampaio ficou lotado com as apresentações de todos os  períodos, incluindo vespertino e noturno.
A VIII Gincana contou com várias etapas e, todas elas, foram concluídas com êxito. Além dos discentes, estiveram presentes a coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Ma. Renata Sampaio Rodrigues Soutinho, a coordenadora de Inovação e Apoio Discente, Profa. Dra. Maria do Desterro, a coordenadora Geral de Extensão, Profa. Dra. Sandra Zimpel, além dos docentes “padrinhos” orientadores de cada período.

A Gincana Educacional Interperíodos do Centro Universitário CESMAC, teve como objetivo principal aproximar a comunidade acadêmica valorizando as potencialidades artísticas e intelectuais dos discentes, bem como o fortalecimento dos pressupostos básicos da educação que visam a formação de um indivíduo reflexivo, crítico e capaz de atuar nos diversos cenários da saúde. A promoção de debates favorece a tomada de consciência em relação ao papel do Fisioterapeuta no desenvolvimento humano sustentável.
“Já tivemos vários trabalhos construídos nas diversas edições da Gincana, que foram apresentados em congressos e experiências premiadas pela prática de inovação pedagógica” afirmou a Coordenadora do curso de Fisioterapia do CESMAC, Prof. Ma. Renata Sampaio Rodrigues Soutinho. A docente ainda completou dizendo que a ideia não é tornar o evento uma competição, pois considerando que todas as turmas podem alcançar a pontuação máxima, todas elas podem ser vencedoras. O evento teve grande adesão tanto de professores, como de acadêmicos que optaram por participar deste momento de confraternização, conhecimento, troca de experiências e aprendizado.
Criada em 2012, a ideia de transformar o conhecimento em ação sempre esteve presente neste evento que já é uma tradição entre os acadêmicos do curso. O objetivo é integrar tanto conhecimentos específicos como conhecimentos gerais.  A Gincana apresentou várias etapas e, ao final, ocorreu um quiz de conhecimentos gerais.
Na etapa de apresentação artística a comissão avaliadora foi composta por egressos. Na etapa de avaliação do stand sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável houve a participação da secretária adjunta de cidades inteligentes do prefeitura de Maceió, Fernanda Cortez , Ana Sandes representando o Sebrae e Kathia Rebelo da Incubadora Empresarial Tecnológica (IET) do CESMAC.