Avaliação Gratuita para Idosos durante congresso da SBNPE\BRASPEN, que acontece em Maceió, sábado (22)

Ação será realizada das 8h às 17h, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá

18/10/2022 às 15h16

Um envelhecimento saudável contempla muitos fatores como alimentação, autonomia para a realização das atividades, capacidade funcional, entre outros. Com o objetivo de avaliar, diagnosticar e fornecer orientações básicas sobre a adequada forma de manutenção da saúde dos idosos da comunidade local de Maceió, a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN), promove no sábado (22), das 8h às 17h, uma avaliação gratuita para atendimento aos idosos, com o apoio das Universidades locais, incluindo o Cesmac, e da Prefeitura de Maceió.
Se você tem 60 anos ou mais e conhece alguém com esta faixa etária, um circuito será montado exclusivamente para avaliar a saúde por meio de um atendimento com nutricionistas, enfermeiros, fonoaudiólogos e fisioterapeutas para atender gratuitamente a população.
A Avaliação da Comunidade Geriátrica de Maceió será realizada no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Durante a avaliação, serão analisados o estado nutricional, a possibilidade de disfagia, força muscular, marcha, equilíbrio e o grau de dependência dos participantes. No fim do circuito, serão passadas orientações básicas e, se necessário, indicados os profissionais que devem ser procurados pelos idosos sob risco de alguma complicação.
 
Durante a ação com idosos serão realizados:
- Questionário com perguntas para avaliar o estado nutricional do idosos (para mostrar se há risco nutricional ou desnutrição);
- Questionário que avalia o déficit de deglutição e, no final pode indicar os idosos que provavelmente precisem de cuidados para uma ingestão alimentar e de líquidos segura, requerendo orientações mais específicas;
- Teste que avalia a força manual dos membros superiores. O idoso irá apertar um aparelho com a mão, por alguns segundos. A leitura do aparelho mostrará como está a força muscular do braço que foi avaliado. Em associação com outras medidas pode avaliar a possível existência de Sarcopenia (fraqueza muscular dos idosos) e/ou fragilidade.
- Orientações no final do circuito de avaliações.
Outras informações entrar em contato com Marcia Fidelix (82) 99671-3936