CESMAC reforça medidas da OMS e do Ministério da Saúde para prevenção e contenção do Coronavírus (COVID -19)

Integrantes da Comissão do Plano de Contingência para contenção da doença fazem recomendações para a comunidade acadêmica, em uma reunião ocorrida na manhã de hoje, 16

16/03/2020 às 15h31

Na manhã de hoje, 16, o Centro Universitário CESMAC seguiu com o importante reforço sobre as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também pelo Ministérios da Saúde para prevenção e contenção do Coronavírus (COVID -19).
Uma reunião com coordenadores dos cursos de graduação, pós-graduação (Lato e Stricto Sensu) e chefes de setores serviu para alinhar e responder dúvidas sobre a Pandemia enfrentada mundialmente. De acordo com a coordenadora ajunta do curso de Medicina e também da Comissão do Plano de Contingência para contenção do COVID-19 na Instituição, Dra. Ivonilda Maia, é importante manter a calma e entender o que está acontecendo de fato. “É preciso cada um assumir o papel de reponsabilidade com condutas adequadas e direcionadas para o real controle. Necessário também não se envolver com o pânico e buscar informações em fontes seguras, seguindo todos os protocolos dos órgãos de saúde oficiais”.
Além da Dra. Ivonilda Maia, também participaram da reunião a Dra. Maria de Fátima Alécio Mota – Pneumologista e Dr. Célio Fernando de Sousa Rodrigues – Infectologista, que também integram a comissão de contingência, a Pró-Reitora Acadêmica Ajunta Profa. Dra. Claudia Medeiros, representantes do administrativo e dos setores da IES. Ainda de acordo com a comissão, é imprescindível e evite repassar informações falsas.

De acordo com o vice-reitor do CESMAC Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, “estamos tratando o assunto com a seriedade que merece. Todas as deliberações e trabalhos vêm sendo ajustados desde a última semana, mediante ao quadro que vem sendo apresentado mundialmente. A Instituição está tomando as medidas cabíveis para que essa Pandemia seja controlada e minimizada ao máximo”, destacou.
Ainda pela manhã alguns integrantes da comissão se reuniram com a diretoria para repassar as decisões da reunião com os coordenadores de graduação e chefes de setores. O encontro destacou a possibilidade de alguns conteúdos serem trabalhados na modalidade de Educação a Distância, para garantir que os assuntos tenham continuidade e atendam aos cronogramas das aulas, nesse período mais difícil de possibilidade de proliferação da doença, conforme repassado pelo coordenador da EAD CESMAC Prof. Dyjalma Bassoli.
Também participaram da manhã de debates sobre o assunto o Pró-Reitor de Gestão e Planejamento João Sampaio Neto, o médico e integrante da Assembleia Geral da Fundação Educacional Jayme de Altavila – (Fejal) Dr. Pedro Alves, do coordenador adjunto administrativo do curso de Medicina Prof. Marcos Leal, do conselheiro Estácio Valente, coordenado do curso de Direito da Faculdade CESMAC do Agreste Dr. Orlando Rocha, além de outros diretores.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas (SINTEP) Dílson Tenório Cavalcante, também participou da reunião e afirmou: “Agradeço pelo convite em participar desse momento. Estamos tranquilos em ver essa mobilização e cuidado da Instituição em se antecipar aos fatos, reforçando os cuidados com a prevenção e acredito que esse o caminho. Reforço que estamos juntos para colaborar enquanto entidade sindical nesse processo”. A presidente da Biossegurança, Profa. Cássia Roberta, também participou dos dois momentos.
O vice-reitor do CESMAC participa ainda hoje de uma reunião com reitor da Universidade Federal de Alagoas – Ufal, Josealdo Tonholo, que também instituiu uma equipe de gerenciamento do novo coronavírus, além de outras instituições de ensino.
Todas as medidas determinadas na manhã de hoje devem ser disponibilizadas o mais breve possível para toda comunidade acadêmica. A Instituição também liberou portaria com deliberações mais gerais, com o objetivo de reforçar as orientações para toda a IES, incluindo o Centro Universitário CESMAC (Maceió), A Faculdade CESMAC do Agreste (Arapiraca) e a Faculdade CESMAC do Sertão (Palmeira dos Índios).
Entre as decisões iniciais estão o reforço das medidas de Biossegurança, a importância de seguir rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde, a suspensão dos eventos acadêmicos de médio e grande porte e ainda a determinação de que as pessoas com sintomas gripais fiquem afastadas e comuniquem para a coordenação os locais em que transitaram.