Extensão Universitária Cesmac Nutrindo o Mundo Azul realiza I Webinar de Nutrição e TEA

Profa. Ma. Mariellena Cardoso (@nutrimariellena) e outras convidadas falam sobre temáticas importantes na área e chamam a atenção para o ao mês de visibilidade do Transtorno do Espectro Autista

09/04/2021 às 14h51

O I Webinar Nutrição e TEA do Projeto “Nutrindo o Mundo Azul” é uma iniciativa organizado pela Extensão Universitária Nutrindo o Mundo Azul do Centro universitário Cesmac. O evento acontece em comemoração ao mês de visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A partir das 13h15 de amanhã (10), a programação conta com a participação da Profa. Ma. Mariellena Cardoso, falando sobre o tema: “Fatores de Riscos Gestacionais Desencadeados do TEA”. Já a partir das 14h, é vez da palestra com a Profa. Mestranda Ticiane Aragão, que vai falar sobre “Tratamento Nutricional da Criança e Adolescente com TEA”; e concluindo as palestras o evento recebe a Dra. Paola Di Napoli, tratando sobre “O Cuidar do Pediatra no Paciente com TEA e sua Atuação junto ao Nutricionista”.

O trabalho de extensão universitária segue firme no formato remoto com publicações, ações e lives no Instagram do projeto @autismo.nutriçao, que segue com importantes dicas e orientações sobre a nutrição mais adequada para pacientes com TEA. Acompanhe também @nutriçãocesmac e saiba mais sobre a graduação no Cesmac, além de @cesmacoficial e @academico.cesmac.
Profa. Ma. Mariellena Cardoso - Nutricionista Materno Infantil, Ortomolecular e Funcional
“O projeto atua desde 2017 com ações e atendimentos aos pacientes autistas e seus familiares. Nesse tempo já promovemos oficinas de gastronomia funcional na Clínica Escola de Nutrição do Cesmac, entre outras iniciativas. Hoje, com o contexto da pandemia, nossas ações estão mais direcionadas para o universo remoto, com publicações no Instagram e reuniões on-line”, explica a coordenadora do projeto Profa. Ma. Mariellena Cardoso”.
Informações e inscrições do I Webinar Nutrição e TEA do Projeto “Nutrindo o Mundo Azul” no link: https://www.even3.com.br/nutricaoetea/ .

Abril Azul

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge uma em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas. O diagnóstico ocorre geralmente entre os 2 anos e meio a 3 anos, e não existe cura para essa condição. Para dar visibilidade ao tema, foi escolhido o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para que as ações ocorram no mês todo, foi criada a campanha Abril Azul. A ideia é mostrar as características e as dificuldades do transtorno, incentivando, dessa maneira, a inclusão do autista em sociedade, bem como a criação de políticas públicas voltadas para esse grupo.
A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população. Assim, criou-se também a campanha Abril Azul para que o mês inteiro seja marcado com diversas ações voltadas para o autismo. (Fonte: medicalway.com.br).