Extensão Universitária realiza II Salão Virtual de Extensão no Congresso Internacional de Educação Superior do Cesmac

Abertura tratou sobre “Curricularização da Extensão: desafios e possibilidades”, com a Profa. Ma. Elisane Andrade, da Faculdade Educacional da Lapa – PR

18/01/2021 às 10h46

O II Salão Virtual de Extensão: extensão remota como alternativa às demandas do século XXI, aconteceu nos dias 12 e 13 de janeiro, dentro da Programação do Congresso Internacional de Educação Superior do Cesmac: A (Re)significação da Presencialidade e Potencialização do Hibridismo.  As apresentações foram feitas através da plataforma Teams pelos pesquisadores dos projetos desenvolvidos no ano de 2020, por meio do Edital de Extensão Remota Voluntária, distribuídos nas áreas de saúde, exatas e humanas da Instituição.

A organização disponibilizou um horário para cada aluno apresentar o banner virtual, elaborado seguindo o modelo institucional. Os trabalhos apresentados no II Salão Virtual de Extensão serão publicados nos ANAIS do evento, sendo uma oportunidade de produção acadêmica tanto para os alunos quanto para os professores orientadores. “A publicação dos projetos em ANAIS do evento também permitirá a divulgação registrada para todo o Brasil das ações de extensão realizadas pela comunidade acadêmica do Cesmac com a obtenção de excelentes resultados de impacto na sociedade”, reforça o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães – Coordenador Geral de Extensão.

Ao todo foram 89 projetos aprovados e desenvolvidos nos diversos cursos do Cesmac, sendo 09 na área de exatas, 21 em humanas e 59 na área de saúde, totalizando cerca de 200 docentes e mais de 800 alunos extensionistas voluntários. Além dos projetos aprovados pelo Edital de Extensão Remota Voluntária, outros projetos institucionais e também realizados pelas Ligas Acadêmicas e cursos validados pela Extensão, desenvolvem ações e práticas extensionistas aos mais diversos locais e comunidade do Estado de Alagoas através das ferramentas virtuais, totalizando a participação de mais de 1.000 alunos em ações ativas. Sendo assim, a Extensão conta hoje com mais de 2.000 alunos extensionistas participando de forma direta nos projetos institucionais de extensão.

A Programação do II Salão Virtual de Extensão no Congresso Internacional de Educação Superior do Cesmac contou com abertura e participação do Prof. Dr. Douglas Apratto, Profa. Dra. Cláudia Medeiros, Profa. Vânia Amorim e Prof. Dr. Rodrigo Guimarães e ainda a exibição do vídeo Coral Cesmac.

O tema de abertura tratou sobre “Curricularização da Extensão: desafios e possibilidades”, com a Profa. Ma. Elisane Andrade, da Faculdade Educacional da Lapa – PR. O debate seguiu com o tema: “Uso de ferramentas tecnológicas no desenvolvimento e qualidade da extensão universitária do Cesmac”, com o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães. Depois, os dois dias de atividades seguiram com apresentação dos trabalhos das áreas de exatas, humanas e saúde.