CESMAC realiza banca de mestrado com professores internacionais

Defesa aconteceu no Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde e reforça a internacionalização no Centro Universitário

26/07/2019 às 14h24

O Centro Universitário CESMAC estabeleceu mais um importante marco na trajetória de crescimento acadêmico da Instituição com a realização de uma banca internacional avaliadora de tese no Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde.
A Banca Avaliadora foi composta pelos professores doutores Nadim M. Islam, da Universidade da Flórida, Gainesville – EUA, do Departamento de Diagnóstico Oral e Maxilofacial, da Faculdade de Odontologia internacional, além de Aldenir Feitosa dos Santos. O Prof. Dr. Diego Figueiredo Nóbrega presidiu a Banca. A defesa da tese foi acompanhada pela Profa. Dra. Valli Meeks - Universidade de Maryland, EUA, além de docentes do Mestrado e alunos da graduação de Odontologia.

A defesa foi feita pela docente do curso de Medicina, Paula Mota, que concluiu Mestrado com estudo sobre alteração do fluxo salivar decorrente do tratamento da acne com medicação considerada padrão ouro nos casos de condições cutâneas de longa duração, que é a Isotretinoína, fármaco utilizado pela medicina no tratamento da acne severa, rosácea e acne resistente.
A pesquisa realizou uma revisão sistemática avaliando o efeito causado pelo uso da medicação no fluxo salivar dos pacientes. A metanálise dos estudos comprovou a diminuição do fluxo salivar, que não é documentado na literatura médica, além de discutir o que essa questão pode trazer de negativo à saúde oral de quem faz uso da substância.
A metanálise é uma técnica estatística especialmente desenvolvida para integrar os resultados de dois ou mais estudos independentes, sobre uma mesma questão de pesquisa, combinando, em uma medida resumo, os resultados desses estudos. A médica destaca possíveis consequências comprovadas com a pesquisa. “Como a produção de saliva está diminuída com uso desse medicamento, pode ter uma alteração na capacidade tampão da saliva, que é responsável por manter o pH regulado, podendo aparecer o desenvolvimento de algumas doenças, como cárie dentária, doenças periodontais e candidíase”, detalhou.
Sobre ser avaliada por professores internacionais, Paula, afirmou: “É um prestígio fazer parte desse processo. Ficamos muito felizes com a presença dos avaliadores e também com a nossa produção, que conseguiu alcançar o objetivo”.
De acordo com a coordenadora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde, Profa. Dra. Sonia Ferreira, “Com esse movimento cresce a possibilidade de estabelecer parcerias com a Universidade da Flórida e também com a Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Isso é extremamente importante para o CESMAC e para o Mestrado Pesquisa em Saúde”, afirmou.
A docente também disse que a presença dos professores americanos é fruto do trabalho feito no 45º Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, que contou com essas participações internacionais. Os docentes aceitaram ficar em Maceió por mais um dia justamente para a participação na Banca Avaliadora do Mestrado.
A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Camila Beder, que reforçou a importância do estudo e das presenças internacionais. “A possibilidade de conseguir fazer a internacionalização do curso de Mestrado é de extrema importância. A Paula apresentou tudo em inglês e isso reforça nossa qualidade. Um ponto importante e de retorno para a sociedade, é que ela é uma médica dermatologista e, com isso, conseguimos juntar a medicina com a odontologia, atendendo as necessidades das duas áreas e mostrando uma relevância muito grande em termos até de inferência estatística”, destacou.

Para o prof. Dr. Kevan Barbosa, coorientador do trabalho, “todo o processo é um marco em nosso programa, receber professores de fora do país gera uma experiência única e crescente com possibilidade de intercâmbio dos pesquisadores, gerando contribuições para ambos os lados”.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Giulliano Anderllini, “a presença de visitantes externos, como professores da Unicamp e outras universidades federais nas bancas de mestrado, é uma prática que já vem sendo feita. Essa internacionalização vem como uma chancela para darmos um avanço muito importante e significativo, estreitando os laços e abrindo o canal para a realização de pesquisas partilhadas com essas instituições internacionais”, valorizou o docente.
A defesa aconteceu toda em inglês, com a contribuição dos professores do Núcleo de Internacionalização – NUI/CESMAC. O momento também contou com a presença do Vice-Reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, que destacou o trabalho que vem sendo feito pelo mestrado com muito método, disciplina e organização.

A Promotora de Fundações Dra. Failde Mendonça, que por 20 anos acompanhou de perto o CESMAC, também esteve presente. “Tive a satisfação de acompanhar o trabalho feito pela Instituição e de me encantar com ela. Hoje, mais uma vez, foi tudo muito lindo, parabenizo a todos os envolvidos. O CESMAC é um orgulho, um marco no meu currículo e na história da minha vida”.