CESMAC realiza l Simpósio On-Line da Liga Acadêmica de Odontologia para Pessoas com Deficiência

O evento acontece nos dias 06 e 07 de agosto com o tema: ''Atenção Multidisciplinar à Pessoa com Deficiência''

03/08/2020 às 12h13

A Liga Acadêmica de Odontologia para Pessoas com Deficiência (LAOPCD), do curso de Odontologia do Centro Universitário CESMAC, realiza, nos dias 06 e 07 de agosto, de forma gratuita e on-line, o l Simpósio sobre Atenção Multidisciplinar à Pessoa com Deficiência será gratuito.
Além de ser voltado para estudantes e profissionais da área da saúde, o encontro também está aberto para a comunidade acadêmica e público em geral, que se interessam pela temática. A LAOPCD tem a coordenação do Prof. Victor Cruz e a vice-coordenação da Profa. Vanessa de Carla.
Para participar o interessado deve seguir todas as instruções e regras contidas na postagem oficial do Instagram @laopcdcesmac. Todos os Participantes irão receber certificados de 12 horas. A etapa final do processo de inscrições no Simpósio deve ser feita no link https://bit.ly/2Pa6Z9J
De acordo com o coordenador da liga, “o I simpósio multidisciplinar é de extrema importância para o meio acadêmico e profissional, uma vez que visa abordar a atenção à saúde de forma completa e interdisciplinar ao paciente com deficiência. O evento acontece num momento delicado de pandemia onde é fundamental a obtenção de conhecimento específico para um melhor tratamento e abordagem ao paciente”, detalha o Prof. Victor Cruz.
O docente destaca ainda alguns pontos sobre a programação. “Entre outros assuntos, serão discutidas estratégias de prevenção e as principais dificuldades nos atendimentos ambulatoriais nas mais diversas áreas no período de pandemia e pós pandemia. O objetivo é garantir sempre um melhor preparo dos profissionais e acadêmicos nas condutas clínicas, ampliando a visão destes para assistência multidisciplinar ao paciente”.
A programação conta com debates sobre os seguintes temas: Atenção Odontológica Precoce ao Paciente com Deficiência; Atendimento Odontológico Domiciliar? Sim, isso é possível; Principais Cuidados da Atenção Odontológica ao Paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Atenção Integral da Pessoa com Deficiência: do acolhimento às contribuições em Psicologia em Saúde; Estratégias de Comunicação e Linguagem para Maior Manejo no Atendimento de Paciente com Deficiência; Doenças Gastrointestinais em Pacientes com TEA: existe relação? e Síndromes que Cursam com Estenose Craniana e Deficiência Cognitiva: a visão do Cirurgião Plástico.

Confira a programação do evento abaixo:

Dia 06:

Dia 07:

Sobre a LAOPCD

O Objetivo principal da Liga Acadêmica de Odontologia para Pessoas com Deficiência (LAOPCD), do curso de Odontologia, é dar uma vivência clínica para os acadêmicos no tangente da atenção odontológica ao paciente com deficiência. Os integrantes desenvolvem projetos, atendem as comunidades, fazem visitas às instituições, constroem artigos e discutem semanalmente sobre o assunto.
Os graduandos são preparados com aulas teóricas e práticas, discussões e simulações de casos para quando estiverem preparados e confiantes, poderem prestar assistência ao paciente. A coordenação é do Prof. Victor Cruz e a vice-coordenação da Profa. Vanessa de Carla.