Programação de mesas-redondas no 45º Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral

Um dos encontros traz Brad W Neville, da Universidade Médica da Carolina do Sul – EUA, com o tema ‘Atualização clínica sobre Leucoplasia Verrucosa Proliferativa’

15/07/2019 às 10h52

Evento conta sete mesas-redondas envolvendo temas variados e importantes para os estudos e práticas da Estomatologia e patologia oral. O 45º Congresso Brasileiro acontece pela primeira vez em Maceió, entre os dias 17 e 19, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, trazendo o tema geral “Interligação entre doenças bucais e sistêmicas”. Encontro vai possibilitar intensos debates com profissionais de quase todo o país e também internacionais, envolvendo várias questões como diagnóstico, tratamento e principalmente prevenção.
Uma das mesas-redondas vai discutir “Diagnóstico e Tratamento das Desordens Potencialmente Malignas”, com a coordenação do professor Pablo Agustin Vargas, da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP) e da Profa. Dra. Sonia Maria Soares Ferreira Bastos, presidente da comissão organizadora do Congresso e também coordenadora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde, do Centro Universitário CESMAC. O momento traz o debate ‘Atualização clínica sobre Leucoplasia Verrucosa Proliferativa’, com Brad W Neville, da Universidade Médica da Carolina do Sul – EUA.
Também participam dessa mesa Simone Lourenço, da Universidade Federal Fluminense - Niterói (UFF/NITEROI), com o tema ‘Preditores clínicos e histopatológicos de malignização em lesões potencialmente malignas da mucosa oral’ e Marcio Ajudarte Lopes, da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP), que vai falar sobre ‘Conceitos estabelecidos e dúvidas em Leucoplasias Verrucosas Proliferativas’.
Outra mesa-redonda traz o debate sobre “Doenças Infectocontagiosas no Contexto da Estomatologia e da Patologia Oral”, com coordenação do professor Joabe dos Santos Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. Dentro do debate a convidada internacional Valli Meeks - Universidade de Maryland, EUA, vai leva ‘Uma breve discussão sobre como Indetectável é Igual à Não Transmissível (U = U) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) está mudando a vida das pessoas que vivem com a doença do HIV’. Tem ainda ‘Comorbidades de interesse odontológico em pacientes vivendo com HIV/AIDS, que será debatido pela convidada da Universidade de São Paulo- FOUSP, Marina H. Cury Gallottini.
Outro debate recebe o tema central de “Manejo Odontológico do Paciente Oncológico”, com a coordenação do Dr. Marcio Ajudarte Lopes, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP) e Beatriz da Rocha Miranda Venturi, da Força Aérea Brasileira-FAB. O debate vai contar com a participação dos convidados internacionais Thomas P. Sollecito - Penn Dental Medicine, EUA, que vai falar sobre ‘O manejo das complicações bucais do tratamento oncológico’ e Cesar Augusto Migliorati - Universidade da Flórida, EUA, com ‘Declaração da prática clínica da Academia Americana de Medicina Oral sobre atendimento odontológico a pacientes sob terapia medicamentosa antirreabsortiva’.
Além disso, também tem vai compor a mesa de debates Thaís Bianca Brandão, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP-FMUSP), que debate as ‘Diretrizes e estratégias de adequação odontológica em pacientes com câncer de cabeça e pescoço – A experiência da equipe ICESP-FMUSP’. Confira a programação completa de todas as Mesas-Redondas acessando http://www.estomatologia.com.br/congresso-sobep2019?l=mesas_redondas