CESMAC tem projetos aprovados nos programas PIBID e Residência Pedagógica CAPES

Instituição conquistou 48 bolsas nesse processo, com a participação dos cursos de Formação de Professores – Pedagogia (Presencial e EAD) e Ciências Biológicas (Presencial) e já contando, num próximo edital, com a possibilidade de participação do curso de Letras (EAD) também

28/05/2020 às 16h43

O Centro Universitário CESMAC está entre os 500 projetos institucionais aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para os Programas de Formação de Professores da Educação Básica do Governo Federal, vencendo os editais nº 01/2020 – Programa de Residência Pedagógica - RP e  nº 02/2020 – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.
Com a iniciativa do Ministério da Educação, cada programa oferece 30.096 bolsas, gerando benefícios para mais de 60 mil alunos de licenciatura. O CESMAC conquistou 48 bolsas nesse processo, com a participação dos cursos de Formação de Professores – Pedagogia (Presencial e EAD) e Ciências Biológicas (Presencial) e já contando, num próximo edital, com a possibilidade de participação do curso de Letras (EAD) também.
O PIBID oferece aos bolsistas que estão na primeira metade do curso, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridas. Já a Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores com o objetivo de contribuir para aperfeiçoamento da formação prática contextualizada nos cursos de licenciatura.

De acordo com a Profa. Dra. Edileine Vieira Machado, coordenadora da Residência Pedagógica, “a Instituição está marcando a história da Educação em nosso Estado Alagoano, formando professores com uma educação de excelência, proporcionando prática contextualizada, inovadora, criativa e preparados para utilizarem as tecnologias educacionais no cotidiano escolar”, afirma.
O PIBID é coordenado pela Profa. Dra. Stella Lima de Albuquerque que comenta: “os dois projetos são inovadores e interdisciplinares, que possibilitam a articulação entre teoria e prática profissional nos cursos de licenciaturas envolvidos”. Os programas contam ainda com a colaboração dos docentes dos cursos, como Profa. Ma. Maria Luzimar Fernandes dos Santos; Prof. Me. José Alfredo dos Santos Junior e Profa. Ma. Delma Holanda de Almeida.