Curricularização da Extensão na Inovação Pedagógica

Processo aconteceu em Workshop na Formação Continuada realizada pela Coordenação Geral de Graduação

19/07/2019 às 13h22

Seguindo no caminho da inovação o Centro Universitário CESMAC realizou o III Workshop de Inovação Pedagógica na Educação Superior, com atividades variadas, envolvendo temas e conceitos diversos, que atendem as diretrizes determinadas pelo Ministério da Educação – MEC.
O workshop integra o processo de Formação Continuada da Instituição e acontece a cada início de semestre. A programação é realizada pela Coordenação Geral de Graduação e envolve todos os coordenadores, docentes, integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes, entre outros.

O processo foi concluído com uma oficina ministrada pela Professora Doutoranda e Coordenadora Geral Acadêmica de Graduação, Fabiana Aires Suruagy. A atividade, que aconteceu no Complexo de Inovação Pedagógica - sala invertida, tratou sobre um tema bastante atual e que vem sendo foco de debates na educação superior: “Desenho Didático da Curricularização da Extensão e os Impactos para a Inovação Metodológica”.
Questões como perfil profissional para o século XXI; ensino, pesquisa e extensão na educação superior como prática de inovação para gerar crescimento e desenvolvimento social; o essencial papel da verdadeira extensão e como fortalecer esse processo na matriz curricular da formação dos alunos, entre outras diversas questões envolvendo a temática, foram trabalhadas na oficina.
O encontro reforçou o conceito de extensão como processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

O momento também foi importante para o detalhamento da concepção, das diretrizes e dos princípios determinados pela Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, aprovadas no Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024. O documento foi publicado no Diário Oficial da União - Órgão: Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Para conhecer mais detalhes sobre a publicação oficial do MEC acesse o link http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808
No mesmo dia também foram trabalhos os assuntos sobre “Rotação por Estação” e “Percursos para a Produção da Pesquisa Científica”. Inovação social, metodológica e tecnológica, espírito empreendedor e responsabilidade social são pontos fundamentais na construção pedagógica com reflexos efetivos na trajetória acadêmica do futuro profissional formado pelo CESMAC. O processo também tem o objetivo de integrar toda a Instituição, sendo direcionado para os docentes do CESMAC Maceió e ainda das Faculdades CESMAC do Agreste (Arapiraca) e do Sertão (Palmeira dos Índios).