Dez Projetos de Extensão Comunitária são apresentados à Comunidade Acadêmica

Trabalhos fazem parte do edital 2018 - vigência 2018/2019

04/12/2019 às 15h58

Na última semana, o hall de entrada do Campus I do Centro Universitário CESMAC recebeu os dez projetos de extensão comunitária integrada, que foram apresentados em formato de banners. Os trabalhos finalizados são do edital 2018 - vigência 2018/2019.
Entre os projetos expostos, está o da estudante de Enfermagem Bruna Cabral. Intitulado como "Cidadania, Educação e Saúde da mulher encarcerada: uma proposta de intervenção, amor e vida", o estudo trata de uma proposta de intervenção extensionista comunitária com ações de cidadania no âmbito da educação, direito e saúde da mulher encarcerada do Presídio Santa Luzia, localizado no Complexo Penitenciário de Maceió.
Segundo Bruna, "foi um momento de aprendizagem muito rico, dinâmico e democrático haja vista que nossa proposta foi de contribuir para emancipação, auto-estima e preservação da dignidade das mulheres privadas de liberdade através de ações contínuas de educação em saúde e direitos civis a partir da demanda dessas mulheres. Nós abordamos de infecções sexualmente transmissíveis à entendimento da Lei Maria da Penha. De solidão no cárcere à terapias complementares. Nos moldes da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, foi um aprendizado transformador", afirmou a discente.

Ela ressalta ainda a importância de participar de projetos de extensão junto à comunidade. "Todo estudante deve participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esse tripé é essencial na formação profissional", destacou.
A projeto multidisciplinar é orientado pelo professor Uirassu Tupinambá Silva de Lima e é formado por estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem, Direito e Psicologia. O trabalho foi idealizado pela docente Keila Oliveira que após seu ingresso à Universidade Federal de Alagoas, passou a ser comandado pelo professor Uirassu.
O núcleo de extensão comunitária do CESMAC integra todos os projetos e ações extensionistas desenvolvidos dentro de programas a partir de editais, bem como os que são desenvolvidos além dos editais. Sua principal função é fomentar a prática de um dos pilares da Instituição que é a aproximação e o entendimento do meio em que se está inserido.