Psicólogo formado no Cesmac é aprovado em Mestrado da Universidade do Porto/Portugal

Eduardo Pinheiro de Andrade também é Especialista/Residência em Saúde da Família pela Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto

24/03/2021 às 09h33

O egresso do curso de Psicologia do Cesmac, Eduardo Pinheiro de Andrade, foi aprovado no Mestrado em Temas de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto, em Portugal. Eduardo também é Especialista/Residência em Saúde da Família pela Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto. Durante a graduação teve interesse pelo fazer psicológico com ricas intersecções entre outros campos do saber, como da saúde coletiva, ciências sociais e da saúde em geral.
No processo seletivo para o Mestrado passou por avaliação curricular (formação base e complementar, notas finais nas formações prévias, experiência profissional, experiência em pesquisa e extensão, participação com comunicação oral em eventos científicos), além da carta de motivação (fornecendo indícios da pesquisa de mestrado e justificando a pertinência científica e profissional para esta área).
A trajetória acadêmica no Cesmac fez toda diferença nesse processo. A formação contou com estágios focados em ênfases nos processos clínicos-jurídicos e contexto de prevenção e promoção de saúde. Além de participar ativamente das discussões em salas de aula, o egresso também foi voluntário em pesquisa de Iniciação Científica investigando as práticas da Psicologia para o fomento do Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), sob orientação da professora Ms. Renata Guerda de Araújo Santos.

Foi ainda voluntário em projeto de extensão fora do Cesmac – o Estágio Nacional de Extensão em Comunidades (ENEC/UFPB), contribuindo para ampliar a concepção do compromisso social e político da profissão, relacionando com a realidade que nos rodeia. Ainda na graduação, fez parte do Centro Acadêmico de Psicologia da Instituição (CAPsi Martín-Baró) e em 2014 foi selecionado para o Programa de Internacionalização Santander Universidades, realizando intercâmbio na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), no primeiro semestre de 2015.
Após a graduação no Cesmac, obteve aprovação para a única vaga destinada à psicologia do Concurso Nacional para Residência em Saúde da Família, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trata-se de um modelo de pós-graduação no campo da Atenção Básica à Saúde (ABS) na modalidade de treinamento em serviço, financiado pelo Governo Brasileiro. Além de projetos de extensão na UFS, durante a residência foi psicólogo na ABS do SUS da cidade de Lagarto, entre março de 2019 a março de 2021, trabalhando na assistência voltada para indivíduos, famílias e comunidades, junto às equipes de multiprofissionais e serviços diversos da rede de saúde, bem como no planejamento e gestão da saúde em contextos de pré e durante pandemia do coronavírus, atuando na linha de frente da Covid-19, momento em que também recebeu o imunizante. Ainda em Lagarto (SE), atuou como psicólogo voluntário do Ambulatório Trans de Sergipe pelo período de um ano.

Sobre a Residência em Lagarto, Eduardo pontua: “Foi uma vivência intensa na linda de frente em resposta à Covid-19, com monitoramento das pessoas, criação do Plano de Contingência para a cidade, entre outros. Com muito orgulho fiz parte dessa construção, junto com a Secretaria de Saúde, na Gestão de Atenção Básica e Núcleo de Vigilância Epidemiológica. O programa de residência nos conecta com o dia a dia do serviço de saúde e da rede de saúde, então eu estive ligado diretamente a uma equipe de Saúde da Família, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente de saúde e eu Psicólogo”, detalha.
Eduardo fala sobre o sentimento da aprovação no Mestrado: “hoje, seis anos depois, estou me organizando para retornar para Portugal, para FPCEUP, onde fui aprovado no processo de seleção do Mestrado em Temas de Psicologia, linha de pesquisa Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça. A experiência prévia na faculdade portuguesa através da internacionalização do Cesmac, sem dúvidas, deixou o processo mais leve. Entretanto, é inevitável o frio na barriga para este novo ciclo da minha carreira”, revela o egresso.