Simpósio Dinter Cesmac -Mackenzie promove importante debate interdisciplinar sobre os Transtornos do Desenvolvimento

Evento foi realizado totalmente no formato on-line, com transmissão pela Plataforma Youtube

01/03/2021 às 11h29

O Simpósio Transtornos do Desenvolvimento: uma discussão interdisciplinar, evento realizado pelo Doutorado Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro Universitário Cesmac em parceria com a Mackenzie, aconteceu na última semana e teve o objetivo é abordar temáticas relacionadas aos transtornos do Desenvolvimento numa visão interdisciplinar atual, com base em recentes estudos científicos.
A programação aconteceu totalmente no formato remoto incluindo mesas de debates importantes sobre a temática central e subtemas trabalhados por doutores, doutorandos e especialistas no assunto do próprio Dinter Distúrbios do Desenvolvimento Cesmac/ Mackenzie e também da Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo.

A abertura contou com a mesa de tema “Neurociência Social e Afetiva: Sociabilidade e Pertencimento Social em Comunidades Quilombolas do Nordeste Brasileiro”, com a participação do Prof. Dr. Paulo Sérgio Boggio - Psicólogo (Psicologia Experimental), doutor em Psicologia (Neurociências e Comportamento) e Professor do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também coordena o Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social e a especialização em Neurociências e Psicologia Aplicada.

Também teve a participação do Prof. Dr. Elizeu Coutinho de Macedo- Psicólogo e Professor do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que apresentou questões sobre “Comunidades Quilombolas na publicação científica nacional”. Já a Prof. Dra. Carolina Botelho Marinho da Cunha Hecksher - Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ, Visiting PhD Fellow pela Universidade de Berkeley e mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ, sendo atualmente pesquisadora de pós-doutorado do Laboratório de Neurociências Cognitiva e Social da Universidade Mackenzie e do Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e Opinião Pública do IESP/UERJ, destacou a “Experiência em pesquisa de campo e pesquisa política”.

A temática sobre “Cultura, dança e música como forma de sociabilidade e pertencimento social em comunidades” foi discutida pela Prof. Drª Elisa Macedo Dekaney - Pró-Reitora para Pesquisa, Pós-graduação, e Internacionalização do College of Visual and Performing Arts da Syracuse University. Leciona aulas na graduação e pós-graduação em educação musical na Escola de Educação e a Setnor School of Music da Syracuse University, localizada no estado de New York. Entre outras formações também é uma regente requisitada e já comandou centenas de festivais corais nos Estados Unidos, Costa Rica, e Brasil.

01

Concluindo a abertura do evento o Prof.Ms. Claudio Jorge Gomes de Morais – Historiador e Mestre em Educação, Professor do Cesmac e doutorando em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Dinter Interinstitucional Cesmac-Mackenzie; juntamente com a Profa. Ma. Janne Eyre Araújo de Melo Sarmento - Psicóloga, docente do Cesmac, Mestra em Pesquisa e Saúde e doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Dinter Interinstitucional Cesmac-Mackenzie; contribuíram com importante participação apresentando “Breves Relatos de Experiências em Comunidades Quilombolas do Nordeste Brasileiro”. Acesse https://www.youtube.com/watch?v=_JHopKvR_3M e confira o evento completo.
 
DINTER Cesmac/Mackenzie
O Doutorado Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro Universitário Cesmac, coordenado pela Profa. Dra. Evanisa Brum, é desenvolvido em parceria com a Mackenzie e pertence à área Interdisciplinar da CAPES/CAInterIV (Saúde e Biológica), com área de concentração em Psicologia, Educação e Saúde. Conheça acessando https://www.cesmac.edu.br/doutorado/doutorado-em-disturbios-do-desenvolvimento-mackenzie-cesmac