CESMAC participa de Seminário do PET – Saúde na Bienal do Livro

Programação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde acontece na Associação Comercial, em Jaraguá

08/11/2019 às 15h40

O Seminário Formação Interprofissional em Saúde: Possibilidades e Desafios, elaborado pela equipe do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Interprofissionalidade), acontece durante todo o dia de hoje, 08, na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
A atividade, que teve o tema “PET-Saúde Interprofissionalidade como política indutora da formação Interprofissional em saúde”, reúne além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde –SMS, também do Centro Universitário CESMAC, Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL e Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL).

O objetivo é dialogar sobre possibilidades e desafios da educação Interprofissional na perspectiva da aprendizagem colaborativa e da atenção à saúde centrada no usuário. Pela manhã, a programação contou com uma mesa de abertura, composta por representantes das instituições envolvidas no processo, incluindo a coordenadora do curso de Fisioterapia do CESMAC, Profa. Renata Sampaio.
Em seguida, aconteceu a chamada Exposição Dialogada sobre “Educação Interprofissional baseada no desenvolvimento de competências – possibilidades e desafios”, que teve como palestrante a Profa. Dra. Emanuella Pinheiro de Farias, que é docente do curso de Medicina do CESMAC. O momento teve como debatedora a Ma. Ana Patrícia Tojal de França – Preceptora PET Interprofissionalidade UNCISAL/ Unidade de Saúde Rolland Simond.

De acordo com a Profa. Dra. Emanuella Pinheiro de Farias, “o caminho aponta para o reforço dos conceitos e a importância da educação interprofissional na formação do profissional de saúde, envolvendo todos os cursos da área. O PET vem como uma política indutora do SUS para que a formação em saúde seja voltada para esse sistema, pensando e tentando alcançar a integralidade da atenção e do cuidado, beneficiando principalmente o usuário”, explica.
As atividades seguem no período da tarde com debate sobre “Interprofissionalidade na Formação em Saúde –Curricularização”, com Profº Dr. João Neto – UFAL, Profª Esp. Karini Vieira Menezes Omena – UNCISAL e a Profª Ms. Samara Almeida de Souza Griz, que também é do CESMAC. A mediação é da Profª Drª Thatiana Regina Favaro- UFAL.
Depois acontece o Painel: “O SUS como Cenário de Prática da Aprendizagem Colaborativa- contribuições do PET para fortalecer a Interprofissionalidade nos serviços”. O momento conta com o compartilhamento das vivências de grupos tutorias: UFAL – Unidade de Saúde Pimentel Amorim e Unidade de Saúde Village II; UNCISAL – Unidade de Saúde Rolland Simond e CESMAC – Unidade de Saúde Pitanguinha e Unidade de Saúde Paulo Oliveira Costa/Unidade Docente Assistencial (UDA), com a exposição de estudantes, preceptores e tutores. O debate será mediado pelo Profº Dr. Leogildo Alves Freires – UFAL.
Para a coordenadora do PET-Saúde/SMS, que também é docente do curso de Serviço Social do CESMAC, “A Bienal é um momento impar para docência, sociedade, política de educação e também de saúde, então é fundamental fazer esse debate aqui, pois oportuniza socializar experiências nesse caráter, que tem como princípio primar pelas práticas interprofissionais, tanto na formação profissional, como no serviço. Além disso, integrar as instituições de ensino nesse programa, que é tão importante para a saúde em geral”, explica.

Todos os cursos da área de saúde do CESMAC participam do programa PET-Saúde/SMS: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Serviço Social.