III Workshop Multidisciplinar Afro e Indígena e I Encontro Interdisciplinar dos cursos de Serviço Social, Psicologia e Direito

O objetivo é debater questões voltadas para a temática sobre “Proteção Social Afro e Indígena”, com ampliação dos conteúdos envolvendo diversas áreas do conhecimento

24/04/2019 às 13h53

Os eventos, que acontecem nos dias 13 e 14 de maio, no Campus III – Íris II, têm o objetivo de debater questões voltadas para a temática “Proteção Social Afro e Indígena”, que ampliam conteúdos envolvendo diversas áreas do conhecimento. As atividades são voltadas para os discentes, professores e convidados das áreas de Serviço Social, Psicologia e Direito, mas podem ultrapassar as fronteiras desses conteúdos, gerando interesse também em outras áreas do saber.
“O evento, que reúne as duas atividades, foi pensado de forma articulada e interdisciplinar entre a coordenação do Núcleo Afro e Indígena – NAFRI/ CESMAC e as coordenações dos cursos. A iniciativa, de acordo com os afroorganizadores, foi motivada pela realidade social brasileira, em particular a alagoana, que apresenta a necessidade do debate pelo grande aumento de graves conflitos sobre questões de preconceito racial e de práticas culturais religiosas, com negação de diretos sociais e agrários, geradores de violências crescentes entre pessoas, grupos e comunidades, causadas pela intolerância, ganância, desrespeito, autoritarismo, dominação e desigualdades diversas”, afirmou o Prof. Dr. Jorge Vieira, coordenador do NAFRI.
O evento propõe analisar e gerar debate sobre a temática, debruçando-se sobre reflexões e ações opostas aos conflitos e violências, bem como reforçar a importância e necessidade crescente de desenvolvimento de políticas afirmativas de Proteção Social, tendo como foco a população negra e indígena alagoana.
A abordagem acontece no período de duas datas importantes, que serão comemoradas, durante a realização do Workshop: Abolição da Escravatura e Dia do Assistente Social.   Entre os objetivos estão: a realização de um evento com caráter técnico, científico e interdisciplinar, envolvendo estudantes, docentes, gestores das áreas e do NAFRI, para discutir sobre a Proteção Social das populações Afro e Indígena, bem como sinalizar e estimular as produções acadêmicas. A intensão é fazer com que os discentes desenvolvam e ampliem a capacidade de comunicação e de aprofundamento no caráter científico.