Profa. Dra. Vânia Fialho (UFPE) discute “Gênero e Etnicidade” na abertura do de curso ofertado NAFRI/DH Cesmac

Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Gênero e Diversidade Étnico-Racial e Povos Tradicionais iniciou ontem (16), e segue até novembro, com dois encontros mensais

17/06/2021 às 12h23

O Núcleo Acadêmico Afro e Indígena e Direitos Humanos (NAFRI/DH) do Cesmac, promoveu a abertura oficial do Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Gênero e Diversidade Étnico-Racial e Povos Tradicionais, na noite de ontem (16), com programação cultural e importante convidada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A mesa virtual da solenidade contou com a presença do Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico do Cesmac – Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório; também do Coordenador Geral de Extensão Universitária do Cesmac – Prof. Dr. Rodrigo Guimarães; e ainda do Coordenado do NAFRI/DH – Prof. Dr. Jorge Vieira.

O momento também contou com a apresentação cultural do Maestro Luiz Martins, regente do Coral Cesmac, integrante da extensão universitária, com a interpretação da música: Sussuarana, de Hekel Tavares. Além disso o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães apresentou parte do Documentário Povo Kalankó, dirigido pelo coordenador do NAFRI/DH Cesmac.

A programação conta com a presença de convidados locais e nacionais, especialistas nas temáticas do curso, que incluem: Gênero e Etnicidade; Direitos Humanos; Construção Sócio Histórica da Sexualidade e das Identidades Sexuais; Racismos, Lesbofobias, homofobias e transfobias; Análise Antropológica do Fenômeno Religioso Conhecido como Benzedeira; Povos Tradicionais: Marisqueira, Pescador, Ribeirinho, Quilombola e Indígena; e ainda Análise da Dicotomia Saúde Doença frente a Diversidade Étnico-Racial e Comunidades Tradicionais.

A aula magna foi proferida pela Profa. Dra. Vania Rocha Fialho de Paiva e Souza - Possui graduação em Ciências Sociais,  Mestrado em Antropologia,  Doutorado em Sociologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e do Mestrado em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UFPE. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Milano-Bicocca - Milão, Itália.

A convidada, que tratou sobre a temática de “Gênero e Etnicidade”, tem ainda experiência na área de Antropologia e Sociologia com ênfase em políticas de reconhecimento, povos e comunidades tradicionais, espaços e dinâmicas territoriais, e coordena o Núcleo Pernambuco do Projeto Nova Cartografia Social.

“Recebi o convite com muita satisfação, pois o tema para mim constitui um grande desafio. Etnicidade sempre foi meu foco, mas a questão de gênero acaba tomando também uma grande importância. Tratar desses dois temas provoca nosso olhar sobre essa realidade e o nosso cotidiano. A ideia é ampliar justamente esse olhar sobre a sociedade. Chamo atenção para os conceitos de estranhamento e desnaturalização. As ciências sociais se apresentam como enorme contribuição social nesse campo”, declarou a palestrante.
A abertura e todo o curso também contam com a participação de docentes e alunos de diversos cursos do Cesmac Maceió, Faculdade Cesmac do Agreste (Arapiraca) e Faculdade Cesmac do Sertão (Palmeira dos Índios).