Combate à violência contra a criança e o adolescente é foco de Parceria entre CESMAC e SEPREV com criação de app

“Violência Zero” vai estar disponível para o Sistema Android e presente ajudar na diminuição de casos, que tendem a crescer com o contexto da pandemia

23/07/2020 às 11h35

O aplicativo “Violência Zero” funciona como versão digital dos canais de denúncia de violência, sobretudo de crianças e adolescentes, informa e orienta sobre ações de combate à violência, ajuda ao cidadão, e ainda serve como espaço para denúncias. A iniciativa surgiu da parceria entre Centro Universitário CESMAC e Secretaria de Estado de Prevenção à Violência – SEPREV, que lançaram o app esta semana, com apoio do Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (CEDCA) e do Instituto de Tecnologia e Informação (ITEC), responsável pelo armazenamento dos dados da ferramenta.
A ideia é mensurar as estatísticas dos casos de violência registrados, como risco e exposição a situações de violência física, sexual e psicológica, que tendem a crescer com o isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, e possibilitar a construção de estratégias de prevenção atuando diretamente no foco do problema.
“A parceria entre Estado e academia é de extrema valia por unir professores e pesquisadores a iniciativas do poder público, vinculando a expertise teórico-prática ao interesse coletivo para criação e acompanhamento de políticas públicas”, enfatizou o professor e pesquisador do curso de Direito do CESMAC, Bruno Leitão, responsável pela articulação do projeto junto à SEPREV.
“Neste aplicativo, a população encontrará informações sobre todos os tipos de violência e violação de direitos de crianças e adolescentes, bem como poderá realizar a denúncia dos mesmos através do envio de relatos e fotos e por meio do preenchimento de formulários”, explicou a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia.
De acordo com secretária Esvalda Bittencourt, “a nova ferramenta chega em um bom momento, onde estávamos buscando soluções para ampliar os registros de denúncias e orientar a população da sua necessidade”, disse. Inicialmente, o aplicativo está disponível apenas para os celulares com o sistema Android. O download é gratuito e está disponível no app perfil da Seprev no Instagram ou diretamente na loja de aplicativos do celular.

Idealização
A ideia de desenvolvimento de um aplicativo que pudesse ser utilizado para coibir a violência contra crianças e adolescentes surgiu já nas primeiras reuniões. O desenvolvimento inicial do aplicativo, foi feito pelo egresso do curso de Direito e de Sistemas de Informação do CESMAC, Izaac Alencar, tendo grande apoio institucional do coordenador da graduação de Direito, Prof. Afrânio Roberto, em todo o processo.

A iniciativa contou com efetiva participação dos acadêmicos pesquisadores do Grupo de Estudos Avançados em Ciências Criminais (GEA), resultado da parceria de mais de cinco anos entre o CESMAC e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM, aqui em Alagoas, em cooperação com membros docentes e discentes do Núcleo Acadêmico Afro Indígena e Direitos Humanos (NAFRI-DH), que tem a coordenação do Prof. Jorge Vieira, e pelo Centro de Inovação Tecnológica, coordenado  pelo Prof. Mozart de Melo.

A criação também teve a participação efetiva dos graduandos em toda a construção, no Centro de Inovação Tecnológica pelo aluno Lúcio Darcon Santos, o egresso Cristovão Luiz Teles, além do Prof. Carlos Alberto Correia. Pelo curso de Sistemas de Informação, a participação veio do GEA com as alunas Letícia Guedes, Lia Bringel e a egressa Graciella Dantas, além do NAFRI-DH, com os estudantes Johnatan Ferreira e Maria Eduarda Rodrigues.