Manhã de programação intensa com abertura oficial e palestras no primeiro dia do Seminário de Inovação Acadêmica Cesmac

Evento teve início hoje (11), com programação da Coordenação de Graduação, Extensão Universitária, Pesquisa e Pós-Graduação, Apoio ao Discente e Cesmac EAD

11/05/2021 às 19h33

Ainda no modelo de evento remoto, devido a pandemia de COVID-19, o Cesmac segue com o processo de formação acadêmica cada vez mais fortalecido e dinâmico, se adequando perfeitamente com as necessidades atuais, em constante evolução na educação superior. Nesse caminho, hoje (11), teve início o Seminário de Inovação Acadêmica do Cesmac, promovido por meio da Pró-Reitoria Acadêmica, juntamente com as Faculdades Cesmac do Sertão e do Agreste. O evento técnico-científico é voltado para professores, acadêmicos, gestores e profissionais da educação de forma geral.

A abertura oficial com contou com a participação do Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório – Vice-Reitor; Profa. Dra. Claudia Medeiros – Pró-Reitora Acadêmica Adjunta; Prof. Dr. Rodrigo Guimarães – Coordenador Geral de Extensão Universitária, Profa. Priscila Nascimento – Diretora da Faculdade Cesmac do Agreste (Arapiraca), Profa. Damares Novaes – Diretora da Faculdade Cesmac do Sertão (Palmeira dos Índios), entre outros.
Apresentação Cultural com Luiz Martins, Maestro do Coral Cesmac, reforçou a importância da música e das produções culturais para a Instituição.

A programação teve sequência com o debate sobre o tema: Graduação Cesmac: uma visão empreendedora com inovação e seus impactos na formação acadêmica frente a pandemia e o século XXI. O assunto foi discutido pela Profa. Doutoranda Fabiana Suruagy e pela discente do curso de Pedagogia, Adriana Martins Cerqueira.

O Coordenador Geral de Extensão Universitária, Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, juntamente com o discente representante das Ligas Acadêmicas do Cesmac, Patrick Mendes, falou sobre o tema: Extensão Universitária Cesmac e a transformação na qualidade acadêmica com inovação tecnológica e social.

Pesquisa e Pós-Graduação em equipes e trabalhos remotos: inovação tecnológica, científica e social para impulsionar a sociedade 5.0, foi o tema trabalhado pelo Prof. Dr. Giulliano Anderlini - Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação, e pelos discentes do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS/Cesmac), Larissa Tinô de Carvalho Silva (MPPS); Simone Paes Bastos Franco, do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA) e Denise de Souza Pereira, da Pós-Graduação em Terapia Manual.

A análise sobre Apoio ao Discente e Inovação: Estratégias para resolução de conflitos, movimento vivenciando a faculdade de forma remota em tempos de isolamento, foi trazida pela Profa. Maria do Desterro - Coordenadora Geral Estudantil, e pela discente do curso de Fisioterapia, Raphaela Victória Gomes da Silva.
A manhã foi concluída com a apresentação dos resultados obtidos no último ano pela Educação a Distância do Cesmac. O Prof. Dr. Dyjalma Bassoli, e as acadêmicas do curso de Serviço Social, Elizaneide de Barros Costa; Kesia Rafaella da Silva Farias, da Gestão de RH, debateram sobre o  Novo projeto e novas perspectivas para os cursos do Cesmac EAD: operacionalização, resultados e prospecção.

Todo o Seminário conta com os Tradutores / Intérpretes de LIBRAS: Marcela Costa dos Santos, Givanilda Cristóvão de Oliveira do Nascimento e Radjalma Rodrigo de Lima Ferreira, integrantes do Núcleo de Acessibilidade do Cesmac, coordenado pela Profa. Janaína Diniz.