HISTÓRIA

A trajetória do Centro Universitário Cesmac, localizado em Maceió, no Estado de Alagoas, Nordeste do Brasil, é marcada por dois grandes momentos. O primeiro compreende a sua criação, em 5 de  outubro de 1973, ofertando o seu primeiro vestibular, em janeiro de 1975 e o segundo com a migração para o sistema MEC, ocorrida em 29 de junho de 2012, passando do sistema estadual para o sistema federal de educação superior, considerado um marco em sua história, pois representou para a Instituição uma evolução para se adequar ao padrão de qualidade do Ministério de Educação - MEC.

Hoje, o Cesmac oferta cursos de Direito, Psicologia, Serviço Social, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Informação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Pedagogia, Letras, Biologia, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Educação Física, Medicina Veterinária e Medicina.

Oferece também Doutorado em Direito, Mestrados Profissionais e cursos de especialização em todas as áreas do conhecimento. Todas essas ações acadêmicas e de gestão têm como base a responsabilidade socioambiental na promoção de eventos, encontros específicos e atividades extracurriculares fortalecendo o conhecimento de seus colaboradores, professores e estudantes diante das questões abordadas.

Outro aspecto extremamente importante e muito valorizado pela Instituição é a comunicação com as sociedades, interna e externa. A comunicação com a comunidade interna ocorre por meio da Ouvidoria, CPA (Comissão Própria de Avaliação) cartazes, sites, redes sociais. Com a comunidade externa, por meio da imprensa escrita, falada e televisiva, e pelas mídias digitais. São ações que contribuem decisivamente para o desenvolvimento e o crescimento de Maceió, de Alagoas e do país, com padrão altíssimo de qualidade, pautado no perfil dos seus profissionais.

Seu corpo docente obedecendo ao regime de trabalho estabelecido em plano de Cargos e Carreira, conta com funcionários motivados. O Cesmac conta com conselhos superiores, regimento e estatuto, e seus atos são divulgados e aprovados pelo Ministério do Trabalho, o que merece destaque no tocante ao padrão de qualidade.

O Centro Universitário Cesmac hoje está distribuído em quatro campi localizados no município de Maceió, que atendem com qualidade a todas as necessidades dos corpos docentes e discente e dos funcionários, para o desenvolvimento das ações acadêmicas e gestão, além de primar pelo padrão arquitetônico de acessibilidade e de segurança.

Todas essas ações contam com o planejamento estratégico do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), tendo no processo da autoavaliação a possibilidade de cada vez mais aprimorar as ações para atingir os objetivos. Tem como eixo estruturante uma comissão própria de avaliação, a CPA, além das contribuições dos trabalhos desenvolvidos pela Ouvidoria.

Os estudantes do Cesmac tanto de graduação quanto de pós-graduação, contam com vários incentivos: FIES na Graduação; bolsas da Instituição no programa de Iniciação Científica, estágios remunerados; Editora Cesmac; Incubadora Empresarial Tecnológica; Núcleo de Inovação e Tecnologia; Escritório Education USA; convênios com os programas Ciência Sem Fronteiras e Santander Universidades; CNPq; Fapeal e descontos nas mensalidades para pagamento na data do vencimento.

Tudo isso está amparado pela mantenedora, que é a Fejal - Fundação Educacional Jayme de Altavilla, uma entidade sem fins lucrativos que tem um conselho que forma a Assembleia Geral fiscalizadora das ações da IES, e é velada pelo Ministério Público em suas ações.

SÍMBOLOS

• Bandeira

BANDEIRA
  • Marca

MARCA
  • Brasão

BRASÃO
  • Hino

I

Sequiosos de luz e saber Demandarmos a grandes alturas Almejamos lutar e vencer: Já sonhamos vitórias futuras

Estribilho

Companheiros: mereçamos de soldados da luz o brasão; Pela glória combatamos será nosso imortal galardão. Paladinos da cultura, fascinados por nobre ideal nós teremos a ventura de alcançar a vitória final

II

Nosso lema é marchar para a luz É crescer, é fulgir, é brilhar Nossa trilha às alturas conduz E no mundo nos faz fulgurar

III

Como jorra uma luz fascinante lá dos montes vestidos de sol Ascendamos alegres avante Pois subir é das almas de escol. Desejamos cantar nossas loas, Empolgados de ardor varonil, À grandeza de nossa Alagoas Ao futuro de luz do Brasil

ASSEMBLEIA GERAL

A Fundação Educacional Jayme de Altavila – Fejal, mantenedora do Centro Universitário Cesmac, é formada por uma Assembleia Geral que elege a diretoria da Instituição. Essa, com mandato de seis anos.

Conselheiros

• Douglas Apratto Tenório