SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)

campo de atuação do biólogo é amplo, o que aumenta as possibilidades de emprego. Uma das áreas com maior demanda é a ambiental. A preocupação com a sustentabilidade aquece o mercado, e o maior rigor na legislação ambiental aumenta a procura pelo profissional para elaborar relatórios de impacto ambiental.

Prefeituras, secretarias e órgãos federais contratam o biólogo, por meio de concurso público. A indústria e outras empresas que lidam com a questão ambiental também precisam do profissional. O biólogo é um profissional consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambietal, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida.

Também merecem destaque dois novos setores, o da biorremediação, em que o graduado recorre a microrganismos para a limpeza ou descontaminação de ambientes poluídos, e o da biologia forense, em que ele aplica os conhecimentos aprendidos na graduação para auxiliar a investigação de crimes.