EXTENSÃO

A Coordenação Geral de Extensão é o setor responsável pela gestão das atividades de extensão universitária e difusão artístico cultural do Centro Universitário Cesmac.

Atualmente a Coordenação de Extensão conta com alguns Programas cuja função é articular e promover as potencialidades existentes no Cesmac para atender as necessidades dos diferentes segmentos sociais. Sua base metodológica está pautada na troca de saberes, científico e popular, bem como no diálogo interno e externo ao Cesmac. Nessa perspectiva, busca desenvolver projetos interdisciplinares e fortalecer a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

A Extensão é composta por três Câmaras: Câmara de Extensão Comunitária e Tecnológica Integrada, Câmara de Difusão Cultural e Câmara de Publicação e Catalogação.

Câmara de extensão comunitária tecnológica integrada

São desenvolvidos projetos integrados que se fundamentam na técnica inovadora da aprendizagem-serviço, da qual os estudantes desenvolvem e colocam em prática os conteúdos aprendidos desenvolvendo projetos e ações em comunidades. Desse modo, além do estudo do meio, há a transformação do entorno de modo ao aprendizado modificando as situações reais, através de projetos socialmente relevantes.

Desenvolve atividades e projetos ligados às relações de valores, ética e comprometimento social entre o ambiente educacional e a coletividade que permeia seu entorno geográfico. Este Programa atende às Comunidades da Vila Redenção, Alto da Vitória, Vale do Reginaldo e diversos bairros da cidade de Maceió.

Tem a finalidade de implementação da Resolução CNE/CP nº 01/2004, com a atualização da Lei nº 11645/2008, utilizando-se, para efeitos das atividades acadêmicas, dos conceitos de raça e etnia definidos no Parecer CNE/CP 003/2004. Este Programa desenvolve projetos e ações extensionistas através do NAFRI-DH (Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e de Direitos Humanos) e de modo geral, voltados ao conhecimento e resgate dos valores e cultura das populações e comunidades tradicionais.

São desenvolvidos projetos com abordagem voltada para o conceito ampliado das áreas de saúde, exatas e humanas, relacionando os conhecimentos acadêmicos às ações de extensão comunitária com responsabilidade social e humanista. O Programa atua na Comunidade do Vergel localizado na cidade de Maceió.

Desenvolve projetos e ações extensionistas com o propósito de promover adequação prática para os idosos em uma abordagem necessária e imediata, partindo amplamente para a discussão das intervenções mais adequadas a esse público, além de adequar a realidade e a prática pedagógica. Constitui-se ainda em consolidar todas as ações necessárias ao atendimento aos idosos institucionalizados, principalmente quando se tratam de ações que cooperam com o processo de ensino e aprendizagem unificando serviço-assistência-comunidade nos ambientes propícios na intervenção em saúde.

Câmara de Difusão Cultural

Compõe todas as atividades desenvolvidas relacionadas à difusão e valorização do patrimônio artístico-cultural. Dentre eles:

É um espaço de artes visuais (pintura, escultura, colagem, instalações estéticas). Esta Galeria constitui um marco na história da extensão do Cesmac, já que não só expõe trabalhos de artistas locais e regionais, como também é aberta a visitas orientadas de crianças, adolescentes e jovens em geral da comunidade, aperfeiçoando sua formação cultural. A inauguração, em março de 2010, ocorreu com a Exposição coletiva de 35 artistas plásticos - Alagoas: Raízes Imaginárias. Endereço: Rua Cônego Machado. S/N, Farol. Maceió/AL.

Formado no final de 2006, é composto por alunos, professores e funcionários da Instituição. O coro é regido pelo maestro Luiz Martins, que colocou o Coral Cesmac num patamar de destaque entre grupos de todo o país. Desde a sua formação, recebeu convites para apresentações em diversos eventos, locais, regionais e nacionais como o Encontro Nacional de Coros (ENCORAMA).

Criado em 2019 com objetivo de apoiar e valorizar os talentos e dons artísticos dos alunos a Banda Jovens Músicos promove a integração de alunos de diferentes cursos, a práticas nas habilidades técnicas vaocal e instrumental, maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e também promovendo o incentivo a diferentes talentos existentes na comunidade acadêmica. A Banda Jovens Músicos tem participação nos eventos internos do Cesmac transmitindo a valorização cultural aos alunos, professores, funcionários e comunidade geral.

Câmara de Publicação Editorial e Catalogação

Setor responsável por organizar e acompanhar as publicações através da Editora Cesmac e da Revista Entre Aberta de Extensão.

Através da Editora Cesmac é realizado a editoração e publicação de obras literárias, acadêmicas e científicas que tem como objetivo promover a ciência e a cultura, cuja valorização se impõe a escritores alagoanos e regionais, priorizando a produção acadêmica do corpo docente que tratam de diversos temas de elevado valor cultural, artístico ou científico.

É uma publicação semestral ligada à Coordenação Geral de Extensão do Centro Universitário Cesmac, cujo objetivo é possibilitar a publicação dos resultados dos estudos e projetos extensionistas desenvolvidos nos contextos local, regional e nacional. Objetiva contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, conceitos, experiências extensionistas e suas repercurssões, buscando fortalecer o diálogo entre a universidade e a sociedade.

Coordenação Geral de Extensão

Telefone: (82) 3215-5094 / 5902

E-mail: extensao@cesmac.edu.br

Coordenador Geral de Extensão: Prof. Dr. José Rodrigo de Araújo Guimarães

Outros contatos:

Cursos de Extensão: cursos.extensao@cesmac.edu.br

Editora Cesmac: editoracesmac@cesmac.edu.br

Ligas Acadêmicas: ligas.academicas@cesmac.edu.br

Revista Entre Aberta: revista.extensao@cesmac.edu.br