CESMAC Celebra 27 Anos do Curso de Engenharia Civil

Programação multidisciplinar aborda orçamento, infraestrutura e tecnologias aplicadas à Engenharia.

25/04/2024 às 16h14

Durante a semana de 08 a 11 de abril, o Centro Universitário CESMAC comemorou os 27 anos do curso de Engenharia Civil da instituição. A programação foi especialmente voltada para palestras, que abordaram aspectos cruciais da profissão, como orçamento, obras de infraestrutura e tecnologias aplicadas à Engenharia. Os conhecimentos transmitidos proporcionaram aos estudantes uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, enriquecendo sua formação e proporcionando uma vivência prática dos conteúdos apresentados.
A palestra magna, intitulada "A Evolução da Tecnologia Aplicada à Engenharia", foi um dos destaques do evento, ministrada pelo Eng. Dr. Celso Jaco Faccio Junior. O palestrante traçou um panorama histórico e de desenvolvimento das máquinas utilizadas na Engenharia, desde a Era Antiga até os dias atuais. Além disso, destacou a evolução significativa na capacidade de processamento e nas aplicações de métodos científicos ou empíricos para a utilização dos recursos naturais em benefício do ser humano. Também foram abordados os conceitos recentes da Inteligência Artificial aplicada à resolução de problemas de Engenharia, indicando perspectivas futuras para a profissão, dando margem para uma ampla visão a respeito do futuro da profissão.
A programação contou ainda com outras palestras de relevância, como "A Viabilidade Financeira na Construção de Empreendimentos Habitacionais", ministrada pelo Eng. Roberto Agra, e "Transformando Alagoas: O Impacto das Grandes Obras de Transportes no Desenvolvimento Regional", ministrada pelo Engenheiro do DNIT Cristiano Costa. A equipe responsável pela elaboração do evento foi composta pela coordenadora do curso de Engenharia Civil, Profa. Dra. Roseneide Honorato dos Santos, e pelos professores Me. Fernando Silva de Carvalho, Me. Jaianny Fernandes Duarte, Me. Marianny Monteiro Pereira de Lira, Me. Matheus Barbosa Moreira Cedrim, Me. Tatyanne Pacifico dos Santos e Me. Zeferino José Alencar Bezerra.