Cesmac realiza I Simpósio de Biossegurança em Pesquisa

Debate reforçou a importância do setor para os pesquisadores.

14/11/2015 às 20h15

A Comissão de Biossegurança (CBIOSS) do Centro Universitário Cesmac realizou o I Simpósio de Biossegurança em Pesquisa. O evento aconteceu em parceria com o Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), integrante do Núcleo de Projetos de Extensão (NPE).

A atividade surgiu como forma de contemplar aspectos relacionados à biossegurança, tendo em vista a ampliação na quantidade de projetos que anualmente vem sendo aprovados e desenvolvidos na Instituição. Além disso, a ideia também nasceu na perspectiva de ressaltar a preocupação com o ambiente em geral, minimizando a geração de resíduos e os riscos inerentes à saúde dos pesquisadores.

O momento reforçou ainda a consolidação da Comissão de Biossegurança como referência institucional para as ações voltadas à imunização dos universitários, manipulação e gerenciamento de agentes químicos e biológicos nos diversos ambientes.

A programação contou com palestra e mesa redonda voltadas para o debate da sustentabilidade. Além de estudantes e professores envolvidos com a iniciação científica, também participaram do seminário Helcias Roberto Paulino Pereira - Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), Robertson Kall Espíndola Brandão - SERQUIP e Alfredo Guilherme dos Santos Neto – Qualitec Soluções Ambientais. Todos, parceiros do Cesmac relacionados ao aspecto da responsabilidade ambiental.

No momento também houve a divulgação sobre o “Selo de Parceria”, entregue pela COOPVILA à CBIOSS/ Cesmac em reconhecimento ao trabalho de conscientização na redução da geração de resíduos, bem como na correta destinação. A responsabilidade social também foi trabalhada no evento com a arrecadação de cerca de 40 kg de leite em pó, que serão entregues às famílias da Vila Emater II - associadas da COOPVILA.

Segundo o presidente da Comissão de Biossegurança no Cesmac, Andreey Teles, “o evento foi um espaço para compartilhar informações com o objetivo de divulgar conhecimento por parte dos professores e estudantes, que realizam pesquisa, bem como demais integrantes da comunidade acadêmica, sobre os cuidados necessários relativos a aspectos de biossegurança em todos os níveis”, afirmou o docente.

Teles destacou ainda, que o acesso a essas informações é imprescindível antes da realização de qualquer tipo de atividade laboratorial ou clínica, independentemente do local onde será desenvolvida.  O presidente da CBIOSS também apresentou um Manual de Condutas Básicas em Laboratórios e dois banners com o intuito de colaborar com a redução dos riscos de acidentes naturalmente inerentes às práticas laboratoriais, associadas ou não à pesquisa.