Calendário 2017

Trabalho é fruto de pesquisa em Projeto de Extensão.

03/02/2017 às 12h04

O Projeto de Extensão intitulado: “Identificando a Etinografia nas Atividades de Economia Criativa do Projeto Crescer”, desenvolvido durante todo o ano de 2016, está rendendo frutos positivos para todos os envolvidos no estudo.
O trabalho foi direcionado para as “Senhorinhas do Bordado” do Projeto Crescer, que desenvolvem peças de valor artesanal. As peças ficaram tão bonitas e singulares, que foram eternizadas em um belo Calendário 2017.
O estudo foi orientado pela professora Nilva Coimbra do Espírito Santo Filha e teve a co-orientação dos professores Vânia Maria dos Santos Moura e Fábio José da Costa Leal. O objetivo foi divulgar a existência do trabalho realizado pelas Senhorinhas do Bordado.
O Calendário físico foi confeccionado por várias mãos, efetivando um verdadeiro trabalho coletivo. Toda a iniciativa teve apoio incondicional da Pró-Reitoria Adjunta de Extensão e Ação Comunitária (PROEX – Cesmac) na pessoa da pró-reitora professora doutora Vera Romariz.
Segundo a pró-reitora, “utilizar a linguagem antiga dos bordados com a linguagem contemporânea foi de uma sensibilidade tamanha. Unir as duas estabeleceu um diálogo efetivo e harmônico entre tempos tão singulares”, explicou Vera Romariz.
Além disso, o diretor do Projeto Crescer professor Brancildes Galdino e o Psicólogo da obra Silvino Ferro também receberam a ideia de braços abertos.
O estudo deu ainda oportunidade para que a estudante do curso de Administração Érica Brenda da Silva Belo, que foi aluna da Escolinha Elias Passos Tenório (um trabalho realizado pelo Projeto Crescer, que acolhe e alfabetiza crianças), participasse da pesquisa em um local tão familiar.
De acordo com a universitária, “o convite para participar do projeto já encantou de início, pois tenho uma história com esse lugar. Valorizar as Senhorinhas do Bordado é fundamental para reforçar o desenvolvimento da criação empreendedora. Por isso, acabei decidindo seguir nessa linha para o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Sou muito grata por tudo”, declarou Érica Belo.
A ideia é que o Calendário seja aproveitado mesmo depois da utilização, por isso foi confeccionado em páginas de apenas um lado. O anuário já rompeu as fronteiras do Estado de Alagoas e do Brasil, sendo enviado para locais como: Brasília, Belo Horizonte, Belém, Amazonas, Foz do Iguaçu e até para a Alemanha.
O resultado também foi possível pela parceria com: Gráfica e Editora Mascarenhas, Chico Brandão Fotografia e Chroma Original Design.
O calendário fez tanto sucesso que será comercializado no valor de 10 reais, com toda renda revertida para o Projeto Crescer – Obra Social do Cesmac. Os interessados em adquirir o trabalho podem entrar em contato com o próprio Projeto, a partir da segunda-feira, dia 06. Informações pelos telefones: 3215-5122 e 9 9976-3483.