Cesmac foi destaque no prêmio “Maceió Cidade Sustentável”

Três trabalhos de Engenharia Civil ficaram entre os dez melhores.

17/03/2016 às 11h21

Três trabalhos de universitários do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Cesmac foram destaques no prêmio “Maceió Cidade Sustentável”, idealizado pela Prefeitura de Maceió pro meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA).

Amanda Silva de Medeiros, que cursa o 9º período da graduação participou com o trabalho sobre “Tratamento Natural de Esgoto”, já o projeto de Isabela Vasco Teixeira, estudante do 6º período teve o tema: “Elaboração do Projeto Arquitetônico de uma Casa Modelo Sustentável em Comparação com o Projeto Convencional”.

O engenheiro civil recém formado pelo Cesmac André Belo Azevedo também participou da premiação com a pesquisa de tema: “Avaliação da Implantação do Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC e quantificação dos resíduos gerados em obras verticais de Maceió”. O estudo foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os estudantes foram orientados pelas professoras Renata Torres, Arquiteta e Urbanista, e Allani Christinne, Engenheira Química, ambas ministram aulas no curso de Engenharia Civil.

Segundo a coordenadora da graduação Rosineide Honorato, “ter os trabalhos registrados entre os dez melhores no ‘Caderno de Publicação’ foi uma forma de reconhecer a qualidade das produções acadêmicas do Cesmac. Encaminhei a publicação para a Biblioteca Central Craveiro Costa como um produto importante para a consolidação do Cesmac como centro de excelência em pesquisa e também como modelo para os futuros trabalhos”, declarou.

Para Isabela Vasco fazer pesquisa científica fez toda diferença no processo, que ela faz questão de dar continuidade. “Vou continuar com os estudos, pois foi muito importante já ver meu trabalho sendo reconhecido. Não imaginava o alcance que teria e isso me incentivou ainda mais a seguir nessa linha de pesquisa”, afirmou.

De acordo com Amanda Medeiros, “o reconhecimento é sempre um motivo de satisfação e incentivo. Meu trabalho foi autônomo e preparado especialmente para a participação no prêmio, isso já abriu portas e mostrou a importância de atuar pensando na sustentabilidade”, explicou.

André Azevedo afirmou que o resultado mostrou o quanto está no caminho certo e ainda que os trabalhos acadêmicos devem ser valorizados cada vez mais. “Foi muito importante ver meu TCC ultrapassando as fronteiras da academia e ainda com possibilidade de gerar benefícios para a sociedade alagoana”, enfatizou.

Apesar de os universitários terem um olhar específico sobre a participação, em um ponto os três são unânimes: “a superação foi o que mais os motivou”, declaram Amanda Medeiros, Isabela Vasco e André Azevedo.