Cesmac é a instituição de ensino superior de Alagoas que mais aplica investimentos em pesquisa

15/03/2019 às 07h31

O balanço do triênio 2015-2017 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) revelou as instituições de ensino superior do estado que mais investem em pesquisa científica. No ranking, o Centro Universitário Cesmac ficou em primeiro lugar entre as instituições particulares.

Segundo o coordenador de Pesquisa Institucional do Cesmac, Raphael de Souza Pinto, esse resultado vem de um conjunto de ações realizadas para estimular os alunos e professores à pesquisa.

“Vai além do número de bolsas de iniciação científica disponibilizadas anualmente. Contamos com inúmeros incentivos, da parte física, como a estrutura dos nossos laboratórios, aos programas, como o Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC)”, enfatizou o coordenador.

Na graduação do Cesmac, o PSIC, implantado em 2004, vem formando cada vez mais pesquisadores e disseminadores de conhecimento com números crescentes de bolsas. Somente em 2017, foram oferecidas 65 vagas do PSIC, isso sem contar as 17 bolsas PIBIC (CNPq), 15 (Fapeal), 15 (Santander) e 04 às pesquisas direcionadas a área de Ciências e Tecnologias.

Para auxiliar esses jovens pesquisadores, a instituição mantém o investimento em laboratórios cada vez mais modernos em todas as áreas. São dezenas de espaços com equipamentos de última geração, a exemplo do Núcleo de Robótica e dos laboratórios de Atenção de Média e Alta Complexidade.

Jonnathan Firmino
Jornalista - 1857/AL