ANÁLISE ECOSSOCIOAMBIENTAL
Esta linha foca na análise ecológica de ambientes naturais e modificados, e na investigação das intersecções entre economia, sociedade e ambiente, identificando os fatores que contribuem para a degradação ambiental e os seus efeitos sobre a saúde e qualidade de vida dos seres humanos. Envolve pesquisas sobre padrões de consumo e produção, analisando como esses influenciam as relações sociais, econômicas e ambientais. O objetivo é caracterizar os impactos dessas interações e propor novas formas de relação entre sociedade e natureza, visando a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Além disso, a linha aborda a gestão de conflitos socioambientais, a participação social e a institucionalização de uma cultura de sustentabilidade. As pesquisas focam nos seguintes temas: Saúde Humana e Ambiental, Educação Ambiental, Estudos Ecológicos, Mudanças Climáticas, Gestão Ambiental, Justiça socioambiental e o Impacto do Ambiente e das Mudanças Climáticas nos Domínios do Desempenho Humano.
RECURSOS AMBIENTAIS E TECNOLOGIAS
Esta linha de atuação se concentra no desenvolvimento e aplicação de tecnologias para intervenções ambientais, visando prevenir, controlar e mitigar os impactos causados por atividades humanas. O objetivo é melhorar a qualidade ambiental, preservar os recursos naturais e ecossistemas, além de promover a saúde humana por meio do uso eficiente de resíduos sólidos e manejo sustentável dos recursos.
As pesquisas incluem inovações tecnológicas para despoluição, biorremediação, manejo agroecológico, avaliação toxicológica e fitoquímica de plantas nativas, além da implementação de tecnologias sociais. Entre os temas abordados estão: Química Ambiental, Logística Reversa, Saneamento, Destinação e Reuso de Resíduos Sólidos, Processos Biotecnológicos e Restauração de Ambientes Degradados.