O convênio entre a Prefeitura de Maceió e a Sociedade Colégio Guido de Fontgalland foi assinado no dia 5 de outubro de 1974, no Salão de Despachos do Palácio Floriano Peixoto.

HISTÓRIA

A trajetória do Centro Universitário Cesmac, localizado em Maceió, no Estado de Alagoas, Nordeste do Brasil, é marcada por dois grandes momentos. O primeiro compreende a sua criação, em 5 de outubro de 1973, ofertando o seu primeiro vestibular, em janeiro de 1975 e o segundo com a migração para o sistema MEC, ocorrida em 29 de junho de 2012, passando do sistema estadual para o sistema federal de educação superior, considerado um marco em sua história, pois representou para a Instituição uma evolução para se adequar ao padrão de qualidade do Ministério de Educação - MEC.

Hoje, o Cesmac oferta cursos de Direito, Psicologia, Serviço Social, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Informação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Pedagogia, Letras, Biologia, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Educação Física, Medicina Veterinária e Medicina.

Oferece também Doutorado em Direito, Mestrados Profissionais e cursos de especialização em todas as áreas do conhecimento. Todas essas ações acadêmicas e de gestão têm como base a responsabilidade socioambiental na promoção de eventos, encontros específicos e atividades extracurriculares fortalecendo o conhecimento de seus colaboradores, professores e estudantes diante das questões abordadas.

Outro aspecto extremamente importante e muito valorizado pela Instituição é a comunicação com as sociedades, interna e externa. A comunicação com a comunidade interna ocorre por meio da Ouvidoria, CPA (Comissão Própria de Avaliação) cartazes, sites, redes sociais. Com a comunidade externa, por meio da imprensa escrita, falada e televisiva, e pelas mídias digitais. São ações que contribuem decisivamente para o desenvolvimento e o crescimento de Maceió, de Alagoas e do país, com padrão altíssimo de qualidade, pautado no perfil dos seus profissionais.

Seu corpo docente obedecendo ao regime de trabalho estabelecido em plano de Cargos e Carreira, conta com funcionários motivados. O Cesmac conta com conselhos superiores, regimento e estatuto, e seus atos são divulgados e aprovados pelo Ministério do Trabalho, o que merece destaque no tocante ao padrão de qualidade.

O Centro Universitário Cesmac hoje está distribuído em quatro campi localizados no município de Maceió, que atendem com qualidade a todas as necessidades dos corpos docentes e discente e dos funcionários, para o desenvolvimento das ações acadêmicas e gestão, além de primar pelo padrão arquitetônico de acessibilidade e de segurança.

Todas essas ações contam com o planejamento estratégico do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), tendo no processo da autoavaliação a possibilidade de cada vez mais aprimorar as ações para atingir os objetivos. Tem como eixo estruturante uma comissão própria de avaliação, a CPA, além das contribuições dos trabalhos desenvolvidos pela Ouvidoria.

Os estudantes do Cesmac tanto de graduação quanto de pós-graduação, contam com vários incentivos: FIES na Graduação; bolsas da Instituição no programa de Iniciação Científica, estágios remunerados; Editora Cesmac; Incubadora Empresarial Tecnológica; Núcleo de Inovação e Tecnologia; Escritório Education USA; convênios com os programas Ciência Sem Fronteiras e Santander Universidades; CNPq; Fapeal e descontos nas mensalidades para pagamento na data do vencimento.

Tudo isso está amparado pela mantenedora, que é a Fejal - Fundação Educacional Jayme de Altavilla, uma entidade sem fins lucrativos que tem um conselho que forma a Assembleia Geral fiscalizadora das ações da IES, e é velada pelo Ministério Público em suas ações.

ASSEMBLEIA GERAL

A Fundação Educacional Jayme de Altavila – Fejal, mantenedora do Centro Universitário Cesmac, é formada por uma Assembleia Geral que elege a diretoria da Instituição. Essa, com mandato de seis anos.

Douglas Apratto Tenório

João Rodrigues Sampaio Filho

Vera Lúcia Romariz Correia de Araújo

Claudia Cristina Silva Medeiros

José Iedo Mota Mendonça

Mauro Guilherme de Barros Quirino Martins

Priscila Vieira do Nascimento

Gilson Coelho Lima

Renato Resende Rocha

João Rodrigues Sampaio Neto

Pedro Alves Oliveira Filho

Maria Teomirtes de Barros Malta

Diógenes Tenório de Albuquerque

Clementino Verçosa Damasceno

Estácio Luiz Correia Valente

Laércio Madson de Amorim Monteiro

Humberto Marinho Sampaio

Benedito de Lira

Paulo José Loureiro Santos Lima

Orlando Rocha Filho

CAMPUS

Hoje, o Centro Universitário Cesmac oferece vários cursos de graduação distribuídos em 4 Campi Universitários em Maceió com infraestrutura que conta com modernos laboratórios para seus alunos e clínicas que proporcionam atendimento gratuito à população carente de Alagoas, como é o caso das Clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia e o Escritório Modelo do curso de Direito e, na cidade de Marechal Deodoro, a Clínica e Fazenda-Escola para o curso de Medicina Veterinária.

Campus I (Professor Eduardo Almeida): Medicina, Nutrição, Odontologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, e Serviço Social.

Anexo: Medicina Veterinária.

Campus II (Dr. Alberto Antunes): Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação e Arquitetura e Urbanismo.

Campus III (Padre Teófanes Barros): Direito e Psicologia.

Campus IV (Professor Elias Passos Tenório): Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Pedagogia, Ciências Biológicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

Unidades

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Aquela obedecerá às seguintes diretrizes:

I - constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;

II - atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior

HINO

I

Sequiosos de luz e saber Demandarmos a grandes alturas Almejamos lutar e vencer: Já sonhamos vitórias futuras

Estribilho

Companheiros: mereçamos de soldados da luz o brasão; Pela glória combatamos será nosso imortal galardão. Paladinos da cultura, fascinados por nobre ideal nós teremos a ventura de alcançar a vitória final

II

Nosso lema é marchar para a luz É crescer, é fulgir, é brilhar Nossa trilha às alturas conduz E no mundo nos faz fulgurar

III

Como jorra uma luz fascinante lá dos montes vestidos de sol Ascendamos alegres avante Pois subir é das almas de escol. Desejamos cantar nossas loas, Empolgados de ardor varonil, À grandeza de nossa Alagoas Ao futuro de luz do Brasil

ARQUIVOS