O Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS) teve suas atividades iniciadas em 2012. O curso foi credenciado pela CAPES na área de Odontologia, na modalidade profissional, em 2012 por meio da portaria nº - 1.331, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2012. Nosso Programa é multiprofissional e visa capacitar os profissionais da Odontologia e de outras áreas da saúde para atuarem de forma ativa na melhoria dos seus respectivos locais de trabalho, seja no setor público/privado e/ou assistencial/empresarial. Embora a Odontologia brasileira tenha um papel de destaque no cenário mundial, seus problemas sociais são ainda desafiadores, o que demanda à área uma necessidade de investimentos na lógica da Educação Permanente e Continuada. Nesse contexto, o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS) procura, de maneira mais geral, abrir um espaço de formação, tomando por eixo disciplinar fundamental o campo da saúde, sobretudo, no diálogo estabelecido com as ciências sociais. Considerando os atuais indicadores sociais e de saúde do Estado de Alagoas e a fragilidade no acesso ao sistema de saúde local (público e privado), espera-se que o egresso do MPPS seja um profissional capaz de atuar de forma crítica e reflexiva com competências e habilidades específicas para o desenvolvimento do trabalho e da investigação em saúde nos programas de promoção, prevenção, proteção, recuperação e gestão da saúde.
Neste sentido, a relevância do Programa localiza-se, de maneira estratégica, na produção de uma política formativa com impacto direto na rede de saúde e de educação do Estado de alagoas. O MPPS busca qualificar as práticas de investigação com respostas aplicáveis aos diversos cenários e níveis de complexidade de atenção à Saúde, na interface da produção tanto de Pesquisas Laboratoriais quanto de Pesquisas Sociais e Comunitárias. O Programa tem conseguido ao longo destes oito anos, uma penetração em diversos municípios do Estado de Alagoas e estados vizinhos, tendo entre seus discentes profissionais e gestores em saúde que estão buscando sua qualificação técnica, e, que principalmente, estão trazendo para as pesquisas problemas oriundos de seus processos de trabalho. Por ser um mestrado profissional, entendemos que também é um papel do MPPS se aproximar dos serviços e apoiar na qualificação de pessoal, para que a população seja mais bem assistida, fortalecendo o eixo de responsabilidade social do programa. Dessa forma nossos principais demandantes são: as instituições públicas, na busca de respostas às suas questões de saúde do Estado; os hospitais públicos, particulares e filantrópicos; instituições educacionais, públicas e privadas, além de empresas.
Atualmente o programa encontra-se na sua nona turma, tendo formado durante este período 128 mestres, muitos dos quais estão inseridos nos setores público e privado dos serviços de saúde do Estado de Alagoas. Desde 2017 o Cesmac tem adotado uma política de estímulo à capacitação de egressos com participação no programa de iniciação científica do Cesmac, reservando duas bolsas de estudo do MPPS para este público a cada processo seletivo. Nesse contexto, o MPPS reafirma e assume seus objetivos e sua importância para o Estado de Alagoas como o único programa de mestrado profissional do Estado inserido na área de Odontologia.