Por que o engenheiro agrônomo é uma das profissões do futuro?

15/03/2019 às 07h40

Chegada a época dos vestibulares, milhares de estudantes prestes a sair do Ensino Médio buscam diferentes maneiras de encontrar uma profissão que atenda o seu desejo pessoal e, sobretudo, ofereça amplo campo de atuação, rápida empregabilidade e estabilidade.

Para quem anda indeciso sobre o que escolher, uma boa opção são as chamadas “profissões do futuro”. Elas são classificadas com base em perspectivas para os próximos 10 ou 20 anos e por ganhar novas ocupações mediante as mudanças no mundo e as demandas da população.

Uma das profissões que se destaca quando se refere ao Brasil, em especial a região Nordeste, é a do engenheiro agrônomo. Com as modificações causadas pelo aumento populacional, poluição e tantos outros fatores, esse profissional se tornou uma peça chave na produção de alimentos, principalmente para o crescente número de pessoas que buscam produtos saudáveis, produzidos de forma orgânica e sustentável.

Segundo o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, esse dado se consolida cada vez mais quando se analisa o efeito da área na economia do país. “O engenheiro agrônomo está ligado a um dos principais setores do Brasil que é o agronegócio, responsável por cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) e cresce consideravelmente com o uso das mais modernas tecnologias”, destacou.

Em Alagoas, o Centro Universitário CESMAC acaba de se tornar o primeiro a ofertar um curso de Agronomia no ensino superior particular. O curso está pronto para trabalhar os métodos mais modernos de produção, plantio e manejo, além de tendências da área como é o caso das plantas alimentícias não convencionais, as Pancs.

A instituição já tem em seu campus uma fazenda experimental com espaços dedicados às futuras plantações e cultivos de diversas culturas, como feijão, milho, soja, plantas medicinais, plantas alimentícias não convencionais, frutíferas, além de laboratórios de Análise Físico-químicas de Alimentos, Análise de Solo e Anatomia de Animais.

Com aulas marcadas para ter início no próximo semestre letivo, o curso está disponível no Vestibular Cesmac 2019.1 que segue com inscrições abertas até o dia 16/11 no endereço www.vestibularcesmac.com.br.

Jonnathan Firmino

Jornalista - 1857/AL