Graduações na Saúde que foram amplamente reconhecidas após a Covid-19 para fazer em 2021

20/01/2021 às 11h00

Que os profissionais da Saúde são importantes, isso todo mundo sabe, mas na maioria das vezes algumas especialidades se sobressaem a frente de outras no reconhecimento popular devido ao senso comum perpetuado ao longo de anos.

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, muitas dessas especialidades, além da Medicina, ganharam a valorização e importância que sempre mereceram e hoje estão no alvo de interesse de carreira para muita gente que está prestes a ingressar no Ensino Superior. Conheça algumas delas:

Ciências Biológicas

Estudar sobre todos os tipos de vida é o sonho de muita gente, mas que, algumas vezes, esbarra na dúvida sobre o mercado de trabalho. Em tempos de pandemia da Covid-19, é evidente a importância do profissional para pesquisas em relação a tratamentos e vacinas. Ele é fundamental na descoberta de aplicações na Medicina e no desenvolvimento de medicamentos.

Biomedicina

Com a aparição da Covid-19 e a corrida pela descoberta e desenvolvimento de tratamentos e vacinas, a Biomedicina veio reafirmar sua importância na pesquisa e na Saúde.
Foi uma biomédica quem comandou a equipe que sequenciou o genoma do coronavírus no Brasil, em tempo recorde com relação a outros países: dois dias após o primeiro caso ser confirmado no país. É esse profissional que destrincha doenças, estuda microrganismos e abastece de informações outras especialidades.


Enfermagem

A enfermagem tem um dos papeis fundamentais na saúde. Os profissionais formados nesta área são responsáveis pelos cuidados e melhorias de pacientes. Hospitais e clínicas médicas são os principais setores de empregabilidade, no entanto, o mercado oferece oportunidades para quem pretende atuar na assistência domiciliar, na enfermagem do trabalho, ensino, entre outras.
O curso é um dos que recebe maior número de matrículas por ano no Brasil, visto que existe uma grande demandas do enfermeiro no mercado de todas as regiões do país.

Farmácia

Nas farmácias, eles cumprem a função importante de orientar a população, no entanto, o papel do farmacêutico vai muito além. Quem se forma na área pode optar entre cerca de 10 linhas de atuação e mais de 100 especialidades, dentre as quais: Cosmetologia, Indústria Farmacêutica, Perícia Criminal e Alimentos.

Fisioterapia

Existe uma infinidade de áreas onde o profissional da Fisioterapia pode atuar, no entanto, todas têm o propósito de proporcionar ao paciente uma vida saudável através do trabalho com o corpo. Sua função é indicada para desde o tratamento de uma pequena lesão à recuperação pós operações.
Devido ao amplo campo de atuação, o mercado oferece diversas oportunidades, podendo o fisioterapeuta trabalhar em hospitais, clínicas de fisioterapia, pesquisa e carreira acadêmica.

Nutrição

Quanto mais doenças são descobertas, mais claro fica que precisamos ter uma vida saudável - e o profissional desta área é indispensável para isso. O nutricionista tem a função de nortear nossa alimentação e, consequentemente, nos auxiliar para que tenhamos longevidade, qualidade de vida e bem-estar. O mercado para esse profissional apresenta um amplo campo de atuação: consultório próprio, alimentação, clínicas e hospitais.

VESTIBULAR CESMAC ON-LINE

Quer fazer carreira na Saúde? O CESMAC está com inscrições abertas para o Vestibular On-line, onde você pode encontrar esses e outros cursos. Acesse www.cesmac.edu.br/vestibular e se inscreva!

Jonnathan Firmino

Jornalista - 1857/AL