Curso de Design realiza peça inspirada na obra de Graciliano Ramos
“Vidas Não Tão Secas” foi produzida pelos discentes do 3º período da disciplina de Cenografia
30/05/2023 às 17h11
Os discentes da disciplina de Cenografia, do 3º período do curso de Design do Cesmac, produziram e apresentaram, no último dia 4 de maio, a peça “Vidas Não tão Secas”, inspirada na obra clássica do escritor alagoano Graciliano Ramos. A produção, que finaliza o período letivo da disciplina ministrada pela professora Morgana Medeiros, é focada na sustentabilidade do meio ambiente e econômica do povo sertanejo, adaptando o roteiro da obra e trazendo essa reflexão sobre a vida no Sertão.
A peça foi integralmente produzida pelos acadêmicos, sendo um total de 25 alunos envolvidos na produção, ocupando os diversos papéis pertinentes para a realização do projeto. Desde a direção, com o discente Henri Lessa ocupando a coordenação geral da peça, aos integrantes da equipe, exercendo funções nas áreas de cenografia, sonoplastia, iluminação, figurino e maquiagem, se engajaram no projeto final da disciplina.
Pautada na sustentabilidade, “Vidas Não Tão Secas” foi produzida com materiais recicláveis, como caixas de papelão e materiais utilizados em outras apresentações. A iluminação foi reaproveitada, as plantas nasceram de restos de papéis de gráficas... tudo prezando pelo objetivo principal de conscientizar sobre a sustentabilidade.
A obra, adaptada pelos discentes, conta a história de um sertanejo que sai de sua terra natal levado pela oportunidade de estudar e melhorar a vida de sua família. Ao retornar para o Sertão, o personagem principal implementa o que aprendeu, construindo cisternas e reutilizando a palma, planta comum em regiões semiáridas, como forma de promover a sustentabilidade econômica de sua região.