Curso de Direito do Cesmac realiza Semana dos Diálogos Transversais

Evento acadêmico voltado para estudantes gera expectativa e produção de conhecimento

18/10/2022 às 14h21

O curso de Direito do Cesmac realiza, de 19 a 21, o evento “Semana dos Diálogos Transversais: A formação de uma sociedade crítica e democrática”. Serão três dias de muito conhecimento e troca de experiências com participação de palestrantes de várias áreas do direito. Também haverá exposição de banners e lançamento de livros. O objetivo é discutir, apresentar e compartilhar trabalhos e pesquisas realizadas pelas ligas acadêmicas da Instituição por meio de projeto de extensão, pesquisas, iniciação científica, mestrado, pós-graduação, artigos e publicações de livros.

A abertura terá início nesta quarta-feira (19), no Campos III, estacionamento do curso de Direito, a partir das 18h, com a presença de representantes do Cesmac, professores e Ligas Acadêmicas. Já no campus IV, antigo Colégio Guido, às 19h, ocorrerá o curso de práticas do Tribunal do Júri. A programação da quarta-feira dia (20), segundo dia do evento, está bastante diversificada. Às 8h30, no campus III- Íris, terá início a roda de conversa que vai debater o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA. Das 10h40 às 11h40, no mesmo prédio, o debate será voltado para Gênero, Diversidade Sexual e Igualdade Racial. Das 18h30 às 20h10 será a vez da palestra sobre Empoderamento Feminino. Encerrando a noite, a roda de conversa debaterá o assunto Perspectiva e Dilemas: Intercâmbio.

Na sexta-feira (21), das 8h10 às 10h10, no auditório íris II, o tema será Proteção Jurídica da Pessoa Acusada com Transtorno Mental. Em seguida, será a vez da palestra sobre Panorama do Conflito entre Rússia e Ucrânia, que ocorrerá das 10h30 às 11h40, no prédio Padre Teófanes (Prédio principal do curso de Direito e Psicologia- sala 01). Acontecendo em horário paralelo, o público poderá optar para assistir a palestra: A Saúde Sexual e Reprodutiva Como Direito Fundamental- Sala 02, no mesmo prédio.
Na parte da tarde, das 14h às 15h30, na sala 03, acontece a palestra sobre Empreender- Podcast. A programação contínua com exposição das grandes obras do jurista Pontes de Miranda, exposição de obras do Ministério Público, além de oficinas e lançamentos de livros. O encerramento das atividades da Semana dos Diálogos Transversais conta com momento cultural e lúdico, com professores e Coral do Cesmac.

 
(Fonte - Ascom LASCEJUC: Janaína Farias)