Graduação marca pioneirismo com Memorial do Curso de Direito do Centro Universitário Cesmac

Iniciativa destaca a importante formação de gerações de juristas alagoanos

22/03/2021 às 16h37

O Centro Universitário Cesmac, considerado a maior instituição privada de educação superior de Alagoas, criado pela Lei Municipal nº 2.044, de 20 de setembro de 1973, oferta o ensino superior na área jurídica há quase 50 anos no Estado de Alagoas.
O Curso de Direito, um dos primeiros ofertados à sociedade alagoana, formou gerações de juristas alagoanos, permitindo o ingresso no ensino superior de qualidade em tempos em que o acesso à educação era extremamente limitado, em especial para aqueles que trabalhavam durante o dia e não tinham oferta de estudo no período da noite.
O ideal de viabilizar uma formação superior ao aluno trabalhador, almejado pelo Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros, concretizou-se e foi muito além do imaginado, alcançando a realização do primeiro Curso de Doutorado em Direito em terras alagoanas, até a aprovação do primeiro Curso de Mestrado em Direito em uma instituição privada do Estado, feitos que contaram com a visão e o empenho incansável do Reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho e do Vice-Reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório.
Inspirados na história do Cesmac a graduação estrutura, prepara e organiza o lançamento do “Memorial do Curso de Direito do Cesmac”, local voltado à preservação da memória institucional e do legado deixado por todos que passaram e contribuíram para o desenvolvimento das ciências jurídicas em terras alagoanas.

O Coordenador do curso de Direito Prof. Dr. Lean Araújo, a importância da iniciativa. “Certamente, tal empreendimento servirá de inspiração para os que hoje formam o Curso de Direito – Docentes, Discentes e demais colaboradores –, além de servir de atrativo para a divulgação das qualidades de nossa instituição para as futuras gerações, ao demonstrar que num Estado ainda carente de recursos é possível construir um empreendimento de enorme relevância e impacto social, capaz de transformar a própria realidade circundante, em benefício de sua gente”, declara o docente.
Integram a comissão de atividades relacionadas à implantação do memorial, designada pelo Coordenador do curso, o Prof. José Pereira Neto (Presidente da Comissão), a servidora Sheyla Katia Leite da Silva e o Prof. Dr. Ricardo Schneider Rodrigues (Coordenador Adjunto do curso de Direito). A previsão é para que o projeto seja colocado em prática com o prazo de quatro meses.