Inspiração na escrita faz aluno de Direito do CESMAC ser destaque em Concurso Nacional de Poesia

Pedro Gabriel participa de edital do II Concurso Literário de Poesias do Departamento de Cultura de Joaquim Távora, no Paraná

04/10/2019 às 14h09

O graduando do terceiro período do curso de Direito do Centro Universitário CESMAC, Pedro Gabriel de Queiroz Carvalho Santos de Gusmão, está participando do II Concurso Literário de Poesias, uma iniciativa do Departamento de Cultura da cidade de Joaquim Távora, localizada no estado do Paraná.
De acordo com o edital do concurso, o objetivo é apresentar textos inéditos, na forma de poesia, no intuito de fomentar o gosto pela arte e literatura na comunidade de língua portuguesa, incentivando novos talentos. O aluno do CESMAC participa na categoria adulto, que é aberta para todo o território nacional e também internacional.
O poeta atendeu aos critérios com inscrição de poema inédito, que fala sobre a realidade do sertão e também toda simplicidade envolvida. Segundo o escritor, “participar de concursos e publicações é de fundamental importância. Muitas vezes o autor se sente um pássaro engaiolado e por isso é tão significativo publicar e divulgar essas escritas. Eu escrevo quase todos os dias e não consigo evitar isso. Além disso, a troca de experiências e ouvir a opinião de outras pessoas é muito enriquecedor. As classificações das antologias também aprontam para um caminho de possíveis conquistas”, detalhou o autor.

O julgamento deve ser concluído no dia 31 outubro para ambas as categorias. As avaliações estão sendo feitas por uma comissão julgadora que deverá conter 2 (dois) professores aposentados com formação acadêmica e com mais 3 (três) profissionais das artes manuais e que possuam relevantes contribuições na área literária, para que se almeje por parte do júri uma avaliação crítica, democrática, imparcial e de igualdade entre todos os concorrentes, sem influências parentais, pessoais e/ou outras formas não éticas.
Os trabalhos serão classificados até o terceiro lugar de cada categoria, recebendo premiação e diploma. A comissão julgadora deverá escolher dois trabalhos por categoria, que não se classificaram nas 3 (três) primeiras colocações, mas que tiveram destaque ou que chamaram a atenção pelas suas características de escrita e de inspiração para receberem Diplomas de Menção Honrosa. A premiação acontece na Estação Ferroviária Afonso Camargo (Sede do Departamento de Cultura) no dia 30 de novembro de 2019, às 19h30.
 
Outras Conquistas
As escritas do graduando Pedro Gabriel também são destaques em outras conquistas importantes. O Poema “Guarda-Roupa” foi selecionado e publicado em livro de coletânea no Poesia Brasil 2019 - Vivara Editora Nacional.

Já o Poema “Candelabro” foi aprovado e será publicado também pela Vivara Editora Nacional - Concurso de Novos Poetas, no Sarau Brasil 2019. Outra seleção veio da Coletânea de Inverno – Editora Trevo com o Poema “Soneto do Sol”, com classificação no Prêmio Poesia Agora – Inverno 2019. Ambas as antologias devem ser publicadas até o final do mês de outubro.

 

Confira na íntegra toda a sensibilidade do autor nos Poemas:
 
“Guarda-Roupa”
 
Guarda dentro de mim coração,
Todas as mesmas coisas,
Que sejam sombras,
 
Que todas as mesmas dores 
Sejam lembranças,
Que todos os mesmos sonhos
Sejam presságios,
 
Que haja a mesma esperança de criança,
De sair e chegar em casa,
Que basta de nós
O mal que levantamos de dia,
Seja pôr do sol,
 
Que os amores da noite
Sejam o fechar dos olhos,
Que os feixes de flores 
Sejam as vezes, memórias,
 
Sejam simples...
Coágulos de estrelas,
Seus brilhos  Sorrisos...
 
Que seja aquele mesmo
Guarda-roupa que levei comigo,
Que deixei com você.