O professor Fábio Lins de Lessa Carvalho, docente do curso de Direito do Centro Universitário CESMAC e Procurador do Estado de Alagoas, foi selecionado como semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, na categoria “Ciência e Cultura”, com o livro “Machado de Assis e a administração pública: o serviço público na vida e na crônica machadiana”.
A obra propõe uma leitura original da administração pública brasileira a partir da literatura de Machado de Assis, estabelecendo conexões entre o universo literário e os desafios da gestão pública no Brasil. A proposta inovadora chamou atenção da curadoria do prêmio, que reconheceu o livro como uma contribuição relevante para o pensamento jurídico e cultural do país.
“A indicação ao Prêmio Jabuti Acadêmico já é, por si só, uma honra imensa. Este livro é fruto de muitos anos de reflexão sobre a relação entre a literatura e a administração pública, dois campos que, à primeira vista, parecem distantes, mas que se entrelaçam na vida e na obra de Machado de Assis, que se dedicou por mais de 40 anos ao serviço público e escreveu centenas de crônicas sobre os temas que envolvem a administração pública. Ver esse trabalho reconhecido em nível nacional é uma conquista que compartilho com minha família, meus alunos, colegas de trabalho e com o CESMAC, instituição que incentiva a produção acadêmica e o pensamento crítico”, afirmou o professor Fábio Lins.
Com mais de 50 anos de história, o CESMAC reforça seu compromisso com a produção científica e a valorização do conhecimento. “A indicação do professor Fábio Lins ao Jabuti Acadêmico é motivo de grande orgulho para nossa instituição. Celebramos esse reconhecimento nacional à qualidade do trabalho desenvolvido por nossos docentes”, destacou a reitoria do CESMAC.
O Prêmio Jabuti Acadêmico é uma das maiores premiações da área científica e educacional do Brasil. O resultado com os finalistas será divulgado no próximo dia 22 de julho.