Tarde de sexta na Feira Cultural CESMAC na Rua com Música, Artesanato e muito mais

Todo o movimento também marcou os 45 anos de atuação da Instituição no Ensino Superior de Alagoas

09/09/2019 às 13h48

Na tarde da última sexta, dia 06, o segundo dia de programação da Feira Cultural CESMAC na Rua foi intenso e recheado de cultura, música, arte, artesanato, apresentações e muito mais. A primeira edição da Feira foi realizada em dois dias de movimentação intensa no Complexo de Inovações Pedagógicas e também no entorno do Campus I – Professor Elias Passos Tenório.
O objetivo do evento foi realizar uma feira cultural de rua, com troca de saberes e de cultura entre a comunidade acadêmica e a sociedade. A iniciativa teve foco no processo de ensino-aprendizagem com valorização da cultura local, utilizando exposições, apresentações artísticas, oficinas, gastronomia, artesanato, entre outras atividades. A iniciativa contou com a importante parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – Fapeal, e também com a Feirinha Cool.

O momento possibilitou a oportunidade de divulgar a economia criativa e o empreendedorismo cultural, mas principalmente ampliou o campo de formação dos acadêmicos com metodologias ativas e de integração efetiva com a comunidade. Além disso, a Instituição também teve o objetivo de realizar a verdadeira integração entre academia e a comunidade externa com a programação organizada pela Coordenação Geral de Extensão, com a participação ativa dos cursos, envolvendo projetos e ações, além dos núcleos da Instituição.

Um dos palcos recebeu apresentações culturais com o Pastoril “Recordar é Viver”, da Associação dos Folguedos Alagoanos – ASFOPAL. Teve ainda exposições diversas como por exemplo a da Editora CESMAC, que apresentou as diversas publicações editadas pela Instituição.
A programação contou ainda com Filatelia e Colecionadores, a Retreta da Banda de Pífano São José, Feirinha Cool (Artesanato, Gastronomia e Moda), Circo de Rua, Roda de Capoeira e ainda a participação dos Índios da Aldeia Wassu-Cocal, do município de Joaquim Gomes, região norte do Estado de Alagoas. E ainda toda arte expressiva dos artistas Suel, Fredy Correia, Ailton Santana, Rogério Silva, Daniel Baboo, Germano Munganga, Persivaldo Figueiroa e Wado.