Aula inaugural dos Mestrados Profissionais

Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde e Mestrado Análise de Sistemas Ambientais

15/05/2017 às 17h20

O Vice-Reitor professor Dr. Douglas Apratto Tenório, a Pró-Reitoria Acadêmica Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPG e a Coordenação de Pós-Graduação stricto sensu, representadas pela Pró-Reitora, Drª Claudia Cristina Silva Medeiros e o Pró-Reitor de Gestão e Planejamento João Sampaio Neto tiveram  a honra de receber no dia 12/05, na Galeria Cesmac  de Artes Fernando Lopes os novos 44 mestrandos para a aula inaugural profissional em Análise de Sistemas Ambientais – turma II e Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde – turma VI.
O Mestrado Profissional de Pesquisa em Saúde tem as características de um curso de mestrado stricto sensu desenvolvido sob a supervisão de um orientador compreende um conjunto de atividades programadas com estrutura análoga a do mestrado de natureza acadêmica com temáticas de pesquisa demandadas por setores externos à instituição como o setor empresarial, de serviço, financeiro, de políticas públicas, entre outros.A pesquisa desenvolvida no mestrado profissional é de natureza aplicada, ou seja, busca um universo de conhecimento mais delimitado e de aplicação a curto e médio prazo.
O Mestrado Profissional Análise de Sistemas Ambientais é dirigido à formação e qualificação de profissionais de alto nível com habilidades para realizar transferência de conhecimentos para o setor produtivo por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas tecnológicas e de inovação quanto ao aperfeiçoamento, o planejamento e a avaliação sistemática de processos e produtos relativos às questões ambientais.
O Cesmac oferece o Mestrado Profissional Biotecnologia em Saúde humana e Animal, que tem o objetivo de formar recursos humanos qualificados para atuar em empresas das áreas farmacêutica e biotecnológica e instituições governamentais nas quais o entendimento do processo de desenvolvimento e de produtos farmacêuticos de base biotecnológica (biofármacos e bioderivados), voltados para a saúde humana e animal é considerada relevante.
O Mpbiotec é vinculado à Universidade Estadual do Ceará em convênio de cooperação interinstitucional com o Cesmac. Contando também com o Doutorado em Direito PUC/RS / Cesmac -doutorado em direito na modalidade interinstitucional, convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e o Centro Universitário Cesmac voltado aos profissionais com mestrado nas áreas jurídicas, humanas e sociais.
O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Dr. Fábio Guedes, falou da importância e relevância dos mestrados para a sociedade alagoana e para a região nordeste. Já a coordenadora do Mestrado Pesquisa em Saúde, Drª Sônia Ferreira falou com emoção ao citar que alguns dos mestrandos são egressos do Cesmac. A coordenadora do Mestrado Análises de Sistemas Ambientais, Drª Aldenir Feitosa dos Santos falou da magnitude e do mérito de fazer parte dessa história.
Logo após as falas foram proferidas duas palestras: “ “Importância da pesquisa no Estado de Alagoas” com a professora pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas  e do  Instituto de Química de Alagoas Marília Oliveira Fonseca Goulart  e “A pesquisa na perspectiva sociológica” a professora do Instituto Federal de Educação de Alagoas, Beatriz Medeiros de Melo e para mediar o debate, a professora doutora Sônia Maria Soares Ferreira.