Programa de Doutorado Interinstitucional – DINTER/CESMAC publica livro com resultados de produção acadêmica

A publicação acontece em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, CAPES e MEMNON Edições Científicas LTDA

19/08/2020 às 11h12

O lançamento do livro intitulado “Estudos Interdisciplinares em Saúde e Educação nos Distúrbios do Desenvolvimento” acontece hoje (19), às 17h, na plataforma ZOOM, com a participação do vice-reitor do CESMAC Prof. Doutor Douglas Apratto Tenório. A obra é fruto do resultado de pesquisas conduzidas por alunos do Programa de Doutorado Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento – DINTER/CESMAC.
O Doutorado acontece em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, por meio da Coordenação Geral de Pesquisa e Pós-Graduação do CESMAC, comandada pelo Prof. Dr. Giulliano Anderlini, e do Stricto Sensu, coordenado pela Profa. Dra. Aldenir Feitosa.
A publicação é totalmente virtual e está sendo realizada por meio da Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, que é um programa de excelência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível – CAPES, com vasta tradição na formação interdisciplinar de recursos humanos para atuação no desenvolvimento humano e transtornos. Nos últimos 10 anos o programa formou mais de 150 profissionais que vêm ocupando relevantes posições em instituições públicas e privadas no setor educacional, atuando na Educação Básica e Superior, além da saúde.
O leitor terá acesso a estudos sobre tópicos relacionados a diversas demandas de atenção educacional e de saúde nos transtornos do neurodesenvolvimento, com especial contribuição para achados de pesquisa sobre populações indígenas e quilombolas da região nordestina do país. Além disso, também terá a oportunidade de conhecer diferentes temas sobre impacto na educação nos capítulos que tratam da diferenciação de queixas cognitivas associadas a transtornos do neurodesenvolvimento, de acordo com metodologias de múltiplos informantes, uso da inteligência artificial na triagem de queixas correlatas ao Transtorno do Espectro do Autismo, conhecimento, práticas e atitudes sobre autismo na educação e na saúde, estudo sobre habilidades de nomeação automática rápida em adultos analfabetos funcionais, aplicativos móveis disponíveis na web para pessoas com síndrome de Down e Transtorno do Espectro do Autismo.

A propostas de intervenção e acompanhamento do processo de escolarização de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção ou Hiperatividade. Finalmente, dois capítulos correlatos ao tema da saúde abordam aspectos específicos do controle esfincteriano em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e aspectos da saúde na perspectiva do envelhecimento na síndrome de Down.
A docente do CESMAC Evanisa Helena Maio de Brum integra a organização do livro. A professora é Psicóloga, Doutora, com pós-doutorado, em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Saúde Mental Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil; coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento na Instituição DINTER/CESMAC e coordenadora e professora do curso de Psicologia do CESMAC.
De acordo com a docente, “o livro é um importante resultado dos esforços, do comprometimento e da competência de todos envolvidos no Doutorado Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento. Além disso, também mostra a excelência de nossa instituição”.
Para a Profa. Doutoranda Alessandra Nascimento Pontes, que tem pesquisa publicada na obra, “fazer parte do doutorado em Distúrbio do Desenvolvimento está sendo uma experiência incrível, ainda mais por ter a oportunidade de transmitir à comunidade técnico-cientifica o conhecimento de novas descobertas. Como aluna da turma agradeço a oportunidade dada pelo CESMAC e Mackenzie, em desenvolver habilidades e ressignificar nossos papéis. Ter   alguns capítulos no livro é perceber a importância da pesquisa, pois o nosso propósito em saúde ultrapassa a fronteira direcionada para a cura de doenças, focando no efetivo trabalha da prevenção e promoção da saúde, sempre pensando na melhoria da vida da população”, enfatiza.
O livro pode ser baixado neste link: https://memnon.com.br/estudos-interdisciplinares-em-saude-e-educacao-nos-disturbios-do-desenvolvimento-2020/