Ciclo Formativo educação durante e pós-pandemia promove 1º Encontro de Tecnologias na Educação

Iniciativa realizada pela ação conjunta das Licenciaturas EAD/CESMAC, Programas Institucionais PIBID e Residência Pedagógica

28/08/2020 às 19h23

A programação do 1º Encontro de Tecnologias na Educação no Ciclo Formativo: pensar e fazer educação durante e pós-pandemia, com a participação de escolas estaduais e municipais, professores da rede de ensino público, gestores da educação e professores universitários. A iniciativa foi uma ação conjunta das Licenciaturas EAD/CESMAC, Programas Institucionais PIBID e Residência Pedagógica do CESMAC.
A atividade foi uma ação extensionista dos cursos de Pedagogia e Letras CESMAC-EAD, desenvolvida no Projeto Cultura Maker na Formação de Professores em Tempo de Pandemia – Uso de Aplicativos Educacionais, coordenado pela Profa. Dra. Edileine Vieira Machado da Silva.
A abertura contou com a exibição da Orquestra Filarmônica Brasileira, com Heitor Villa Lobos – Trenzinho Caipira. Na sequência da programação o Prof. Me. Ricardo Lisboa Martins, superintendente de políticas educacionais da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas– SEDUC/AL, tratou sobre o tema “O cenário da educação no estado de alagoas, durante pandemia – ação e formação”.
O convidado afirmou: “Esse espaço abre uma perspectiva de discussão muito interessante, pois utilizando mecanismos e estratégias voltadas para a tecnologia temos um desenvolvimento muito mais próximo do professor, do estudante, conseguindo chegar em espaços que até pouco tempo eram mais restritos com relação a essa finalidade”, explica.

Teve ainda a participação do Prof. Me. Ednaldo Firmino da Silva, gestor do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores – EfeX e do Centro de Ciências e Tecnologia da educação – CECITE - SEDUC/AL, apresentando o tema “Metodologias ativas no ensino remoto”. De acordo com o palestrante, “o momento é importante para reflexão e também a apresentar soluções. Falar em metodologias ativas na educação é sempre um desafio porque nos deparamos com algumas questões de tecnologia e conectividade. Mas, sempre propomos soluções no sentido e que existem formas e possibilidade de desenvolver projetos e trabalhos que sejam desplugados, que não necessitem necessariamente de tanta tecnologia”, relata.

Em seguida, os participantes acompanharam a palestra do Prof. Dr. Dyjalma Antonio Bassoli, coordenador geral do Núcleo de Educação a Distância do Centro Universitário CESMAC - NEAD/CESMAC, que falou sobre “Educação mediada pela tecnologia”. “Fazer educação superior já é uma complexidade muito alta e quando nós falamos em educação a distância essas questões são ainda maiores. Por isso, o foco não deve estar na distância e sim na educação”, afirma.

A ideia da organização do evento, que teve ainda a colaboração do Prof. Sérgio Venâncio, coordenador do curso de Engenharia de Produção, é promover encontros mensais ou bimestrais para estabelecer um espaço de debates e diálogos sobre a educação em tempos de pandemia e as possibilidades de estabelecer um melhor caminho para a formação nessa realidade.
A Profa. Profa. Dra. Edileine Vieira Machado da Silva, que coordena o Programa de Residência Pedagógica e as Licenciaturas EAD, ambos no CESMAC, reforçou durante o evento a satisfação em realizar a programação e promover a abertura para o debate. “O evento foi pensado junto com a rede de ensino, onde o encontro foi desenvolvido para que possamos analisar juntos a formação do professor e a educação sendo mediada pelas tecnologias”, conclui.

Confira o evento na íntegra e toda contribuição trazida com os debates acessando o link: